Na próxima quarta-feira, 22 de outubro, a Casa da Cultura da Estância Turística de Olímpia recebe mais uma sessão gratuita de cinema por meio do Programa Pontos MIS, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Defesa do Folclore com o Museu da Imagem e do Som. A exibição, marcada para as 19h, apresenta o clássico “Terra em Transe”, de Glauber Rocha.
Lançado em 1967, o filme é um marco do Cinema Novo e retrata o jogo do poder político e a crise social da América Latina por meio da fictícia República de Eldorado. Com linguagem poética e simbólica, Glauber explora as tensões entre populismo, autoritarismo, o papel da mídia e a desilusão dos intelectuais e do povo diante das lutas por transformação.
Na trama, o jornalista e poeta Paulo Martins se vê dividido entre três forças políticas que disputam o poder em Eldorado: Porfírio Diaz, tradicional líder de direita; Felipe Vieira, governador populista e demagógico; e Julio Fuentes, empresário que controla um império de comunicação. Entre a poesia e a política, Paulo enfrenta as contradições do país e as suas próprias, em meio a um cenário que oscila entre o golpe e o ideal de mudança.
Encerrando a programação do mês, na terça-feira, 28 de outubro, também às 19h, será exibido o clássico “Frankenstein” (classificação 12 anos). O filme conta a história do cientista Henry Frankenstein e sua obsessão em criar vida a partir de partes humanas — originando uma das criaturas mais icônicas do cinema. Uma obra atemporal sobre ciência, ambição e os limites da humanidade.
Todas as sessões são gratuitas. Para participar, basta comparecer à Casa da Cultura, localizada na Rua São João, nº 942 – Centro, nas datas e horários programados.