A Casa da Cultura de Olímpia recebe a exibição especial e gratuita do curta-metragem “Kigalinha”, seguida de debate sobre sustentabilidade, no dia 23 de outubro. A realização da mostra integra as ações da política cultural de fomento ao cinema e às produções audiovisuais desenvolvida pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio de parceria das Secretarias de Zeladoria e Meio Ambiente, Cultura e Educação.
A iniciativa integra o fomento à cultura e à educação ambiental desenvolvidas pelo município em parceria com a Mostra Ecofalante de Cinema e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil). Por meio de parcerias e iniciativas como esta, a gestão municipal busca democratizar o acesso à sétima arte e fortalecer o circuito cultural local.
A Mostra Ecofalante é um evento gratuito e aberto a toda a população de Olímpia e região. As sessões acontecem na quinta em dois horários, às 14h e às 19h30. Para participar, basta ir até a Casa da Cultura ‘Álvaro Marreta Cassiano Ayusso’, na R. São João, n° 942, nos horários de exibição. A indicação é livre.
Com intuito de refletir sobre temas socioambientais urgentes por meio da linguagem cinematográfica, a Mostra visa aproximar a população de pautas ligadas à cidadania e responsabilidade coletiva. Para saber mais sobre a obra, os interessados podem acessar a sinopse em https://play.ecofalante.org.br/detalhes/kigalinha.
Com apenas 20 minutos de duração, o curta nacional “Kigalinha” aborda com sensibilidade o impacto da poluição atmosférica para o equilíbrio ambiental. A personagem principal, uma galinha ciborgue futurista, tem a missão de combater o aquecimento global.
Dirigido por Gabriel Justo, Felipe Santana e Gabrielle Adabo, a animação foi premiada em diversos festivais e apresenta a história de um menino que, diante dos desafios de sua realidade, se depara com as consequências do consumo desenfreado; levando o público a refletir sobre o papel de cada um na construção de um futuro mais sustentável.
O curta, que faz parte de uma webserie animada de 06 episódios, foi produzido pela Ong IEI (International Energy Initiative) com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). A obra visa debater tópicos previstos pela ONU para a agenda de 2030, refletindo sobre os ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) sobre energia limpa e saudável, comunidades sustentáveis e ação contra a mudança global do clima.
Após a exibição, especialistas mediarão um debate sobre a gestão de resíduos sólidos, o consumo responsável e o papel das políticas públicas de preservação ambiental. A proposta é estimular o diálogo e a troca de experiências, fortalecendo o engajamento da comunidade olimpiense nas práticas de sustentabilidade.
O cinema é uma poderosa ferramenta de transformação social, capaz de inspirar mudanças de atitude e fortalecer a consciência ambiental na comunidade. A valorização do audiovisual como linguagem artística e educativa reafirma o compromisso da Administração Municipal com uma cultura acessível, transformadora e comprometida com o desenvolvimento humano e sustentável.