Com o total de 377 atendimentos realizados em quatro dias de ação especial, a programação do CDHU Móvel (unidade itinerante da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) foi encerrada no último sábado, 1 de novembro, em Olímpia.
Instalado na Praça da Matriz São João Batista, o serviço gratuito orientou moradores sobre programas habitacionais, quitação de imóveis e novas inscrições, aproximando a população das políticas públicas de moradia.
Durante os quatro dias de atendimento, a ação contabilizou mais de 370 atendimentos, somando os 111 comparecimentos no primeiro dia de atendimento, realizado no dia 29 de outubro. A unidade somou outros 85 registros na quinta-feira, 87 na sexta-feira e 92 no sábado, contemplando desde a quitação com uso do FGTS até esclarecimentos sobre novos programas.
Ao todo, 165 pessoas solicitaram novas inscrições para moradias e dúvidas de como podem participar.
Para serem contemplados com imóvel do CDHU, as pessoas que solicitam inscrição no programa devem ser maiores de 18 anos (ou menores emancipados por sentença judicial) e serem membros de famílias de baixa renda, além de comprovarem pelo menos 5 anos de residência na cidade e não serem proprietárias de outro imóvel no país. Nas inscrições são feitas reservas legais de 5% das moradias cedidas para pessoas idosas com mais de 60 anos e 7% para deficientes.
Além da CDHU, o evento contou com stands municipais, como o Centro de Acolhimento Animal, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), orientações sobre Cadastro Único e serviços ambientais, fortalecendo a interface entre políticas habitacionais e demais direitos sociais.
A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Olímpia, ofereceu ações de cidadania bem como atividades recreativas para o público infantil, transformando a praça em um espaço de serviços e convivência comunitária.
Com o balanço positivo do programa, Olímpia reforça o compromisso em aproximar a população dos serviços públicos, ampliando o acesso à informação e promovendo acolhimento e cidadania ao dia a dia.









