A Casa da Cultura de Olímpia foi palco, nesta quinta, 23, de uma atividade educativa que uniu cinema e conscientização ambiental. Cerca de 93 alunos das turmas do 5° ano das escolas EMEB Jardim Hélio Cazarin e EMEB Pr.ª Zenaide Rugai Fonseca participaram da exibição do premiado curta-metragem “Kigalinha”, seguida de um debate conduzido por especialistas da Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente.
A ação integrou a programação da Mostra Ecofalante de Cinema, iniciativa reconhecida por promover o diálogo entre arte, educação e sustentabilidade. Em Olímpia, o evento foi realizado pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a própria Ecofalante.
O debate foi conduzido por Jaqueline Marília Barbosa, chefe do setor de educação ambiental, e por Paulo Sérgio Duzzo Júnior, diretor da divisão de meio ambiente, ambos atuantes na secretaria de zeladoria. Os especialistas reforçaram a importância do ensino ambiental nas escolas como ferramenta de transformação social.
Durante o encontro, os estudantes puderam refletir sobre temas como consumo responsável, gestão de resíduos e preservação ambiental, dialogando sobre atitudes cotidianas que contribuem para um futuro mais sustentável.
Jaqueline M. Barbosa acredita que o curta “kigalinha” traz reflexões ricas para além da sala de aula. Para ela, o filme faz as crianças pensarem desde comportamentos diários, como o uso consciente do ar-condicionado, até sobre as mudanças climáticas e a preservação da floresta amazônica.
“A partir do filme, os alunos entenderam que cada atitude conta, o importante é começar! A mostra foi um momento de encantamento e aprendizado, em que eles perceberam que pequenas ações podem transformar o mundo”, ressaltou a chefe de educação ambiental.
O curta, que mistura criatividade e sensibilidade, apresenta uma narrativa sobre os efeitos da poluição e do aquecimento global, despertando nas crianças o senso de responsabilidade coletiva com o planeta.
A educação sustentável é uma prioridade da gestão municipal na construção de um futuro melhor. O ensino pela arte promove vivências que estimulam o pensamento ecológico nas crianças, fortalecendo o vínculo entre a cidadania e a responsabilidade ambiental.









