A cidade de Olímpia tem buscado reverter o cenário de desmatamento brasileiro por meio de ações locais de arborização, com o objetivo de preservar a biodiversidade e promover o equilíbrio ambiental.
Na manhã desta sexta, 24, a Secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente realizou o plantio de mudas nativas na Rua Antônio Trinca, no bairro Cohab IV, nas proximidades do parque Hot Beach. A ação faz parte das políticas municipais voltadas à ampliação das áreas verdes em Olímpia.
Foram plantadas 60 árvores de espécies nativas adaptadas ao clima local, que contribuem para o sombreamento natural, a melhoria da qualidade do ar e o equilíbrio ecológico. Entre as espécies estão Angico, Aroeira-branca, Canafístula, Canela-de-veado, Cedro, Dedaleiro, Ipês-rosa e roxo, Jequitibá-branco, Paineira, Pata-de-vaca, Pau-jangada, Sabão-de-macaco e Saguaragi.
Desde o início do ano, a divisão de Meio Ambiente da secretaria já realizou mais de 1.000 plantios em diferentes bairros, com o propósito de aumentar os espaços verdes da zona urbana e fortalecer o programa municipal de recomposição da arborização urbana, que também prevê serviços de limpeza, roçado e plantio em praças e avenidas.
As mudas utilizadas são produzidas no viveiro municipal, localizado no Parque Ambiental, na Estrada Vitório Celso Cisoto, km 1,5. O espaço mantém um trabalho contínuo de produção e doação gratuita de espécies nativas, abertas à população de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
De acordo com o secretário de Zeladoria e Meio Ambiente, João Paulo Morelli, o plantio é mais que uma ação ambiental; se trata de um ato de responsabilidade coletiva.
“Plantar árvores é um gesto simples, mas que transforma o futuro. Cada muda representa um investimento em bem-estar, qualidade de vida e equilíbrio ambiental”, destacou.
Até o fim do ano, estão previstos novos plantios nos bairros Harmonia, Morada Verde, Villa Lobos e Jardim Botânico, ampliando o alcance do programa.
As ações de arborização seguem o compromisso com os objetivos sustentáveis da agenda de 2030 da ONU, especialmente no combate às mudanças climáticas, já perceptíveis por fenômenos extremos em todo o país.
Com iniciativas como essa, Olímpia reafirma sua vocação de cidade sustentável, promovendo um ambiente mais verde, saudável e acolhedor, e reforçando que a preservação dos ambiental é um dever compartilhado por todos em prol das futuras gerações.









