Como parte da programação especial dos 123 anos de Olímpia, a Prefeitura iniciou a manhã desta terça, 03 de março, com um passo histórico para a segurança pública local: a implantação inédita da Base Operacional da Polícia Militar Ambiental. A solenidade reforçou a importância da proteção ambiental e lançou ações voltadas à segurança preventiva e à educação cidadã, como os projetos “GAEP – Grupamento de Apoio Escolar Preventivo” e “Eu Paro na Faixa”.
A conquista acompanha as políticas públicas de organização urbana e desenvolvimento sustentável da Prefeitura, via a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana. A nova estrutura amplia a fiscalização de crimes ambientais, como desmatamento, pesca ilegal e caça, e fortalece a atuação integrada entre o Município e o Estado na proteção da fauna, flora e recursos naturais da região.
O Prefeito Geninho Zuliani ressaltou a importância da proteção ao patrimônio natural da Estância, que além dos moradores recebe até 5 milhões de turistas por ano. “Além da nossa zona rural, precisamos cuidar das nossas áreas verdes, das matas, dos recursos hídricos e da fiscalização das nascentes. O papel da Polícia Militar Ambiental será fundamental para somar esforços às nossas forças municipais”, afirmou. As ações anunciadas fazem parte de um amplo pacote de investimentos e fortalecimento das forças de segurança do município. Entre as medidas estão a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal, por meio de concurso público, e a autorização para a aquisição de novas pistolas e viaturas.
Além do Prefeito, a cerimônia reuniu autoridades como o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana de Olímpia, Coronel Zoppellari, e o vereador Otávio Augusto Hial, representante da Câmara, além de demais representantes do poder municipal.
Também estiveram presentes o Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Coronel Navarro; o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar Ambiental de São José do Rio Preto, Tenente Coronel John Heberth; o coordenador operacional do 4° batalhão de polícia militar ambiental de Olímpia, o Major Jean; o subcomandante do 4° batalhão de polícia ambiental, Major Marlon; e o comandante da base operacional da polícia ambiental de Olímpia, o 2° Sargento Amati, assim como a presença de policiais e guardas-civis municipais.
Para o Coronel Navarro, a nova base é uma conquista para toda a cidade, fruto de muito estudo técnico com foco em otimizar e dar efetividade à proteção ambiental e para a resiliência climática. “Parabéns Olímpia, pois quem olha para o meio ambiente está olhando para a vida, tem uma visão de futuro para a segurança hídrica, alimentar, para o agronegócio, para o trabalho de homens e mulheres que atuam nas forças de prevenção”, observa.
Durante a cerimônia, o Coronel entregou uma honraria para o Prefeito Geninho Zuliani, outorgado com a medalha do Cinquentenário da Polícia Ambiental de São Paulo pelo Governador do Estado. Na ocasião, também foram entregues os títulos de visitantes ilustres para o Coronel Navarro e para o Tenente Coronel John Heberth.
Segurança que começa nas escolas e nas ruas
O evento também marcou o início de dois programas de segurança preventiva: o “GAEP – Grupamento de Apoio Escolar Preventivo”, e o projeto “Eu Paro na Faixa”, ambos desenvolvidos pela Guarda Civil Municipal, respectivamente pelas agentes de segurança Cardoso e Bernadelli.
Com a proposta de formar cidadãos para o futuro, fortalecendo a cultura da paz dentro do ambiente escolar, o GAEP atuará diretamente com alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, por meio do programa estudantil “Semeando Cidadania”.
Temas como cidadania, combate ao bullying e cyberbullying, mobilidade segura e autoproteção, inclusive no ambiente digital, serão abordados, bem como o incentivo ao uso da linha de ônibus 153. O Prefeito assinou o Decreto nº 9.921, que institui o projeto vinculado à Guarda Civil Municipal.
Já o projeto “Eu Paro na Faixa” prevê reduzir riscos de acidentes com vias de travessias mais seguras. Serão instaladas placas de luz diferenciadas, com luz âmbar piscante e mensagens de conscientização, a serem distribuídas pelo Vale do Turismo e em locais de grande fluxo, como escolas, reforçando a segurança de pedestres, especialmente crianças e idosos.
Para o prefeito, as iniciativas sinalizam o compromisso da gestão pública integrada e voltada para o cuidado com as pessoas e com o meio ambiente de Olímpia. “Segurança começa na prevenção. Começa na escola, no respeito à faixa, na presença do Estado. Estamos organizando a cidade para o presente e preparando Olímpia para o futuro”, afirmou Geninho Zuliani.
Com as ações, o município inaugura um novo ciclo de fortalecimento da segurança integrada e da proteção ambiental. A iniciativa consolida uma gestão que alinha o crescimento urbano, a preservação dos recursos naturais e o cuidado com as pessoas.









