A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou, no primeiro semestre de 2025, cerca de 32 mil atendimentos aos munícipes nas três unidades do CRAS da cidade: CRAS I (Santa Ifigênia), CRAS II (São José) e CRAS III (Jardim Luiza).
No período, mais de 2.700 famílias foram beneficiadas pelo programa Bolsa Família, voltado ao apoio de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, foram distribuídas 6.449 cestas básicas às famílias inscritas no Cadastro Único. O serviço domiciliar realizou 589 visitas para famílias que necessitam de acompanhamento mais próximo.
Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os cidadãos são acolhidos já na recepção, etapa que registrou 7.816 atendimentos a pessoas em busca de apoio ou orientação. Também foram realizados 2.712 atendimentos psicossociais nas unidades, prestando suporte emocional e social aos usuários.
Outro destaque é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que realizou 4.756 atendimentos no primeiro semestre, fortalecendo vínculos familiares e comunitários.
Vale destacar que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é responsável por organizar os serviços de assistência social no Brasil, garantindo proteção e suporte às pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade. O CRAS é o principal equipamento de Proteção Social Básica, atuando diretamente nos territórios para assegurar os direitos da população.