No Brasil, estima-se que 20 milhões de crianças e adolescentes são vítimas de bullying em escolas. É o que revela a pesquisa do Instituto DataSenado sobre violência escolar (2023). Estes números alarmantes posicionam o país como o 4° colocado no Ranking Internacional de Bullying.
O termo, que deriva da palavra “bully” (valentão) em inglês, significa intimidações violentas por discriminações contra um mesmo aluno, o que implica danos psicológicos ao longo da vida.
Diante da sensibilidade do tema e da importância do combate à violência em âmbito escolar, a Estância Turística de Olímpia inicia uma campanha de valorização da diversidade e pela cultura da paz nas escolas.
Para isso, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, por meio da Divisão de Juventude, promoverá uma palestra motivacional com alunos do nível médio das unidades escolares ETEC José Carlos Seno Júnior, EE. Antônio Augusto Reis Neves, EE. Anitta Costa e EE. Maria Ubaldina de Barros Furquim, que são locais onde houve registros deste tipo de violência.
O evento será realizado no dia 31 de outubro (sexta-feira), às 9h, na Casa da Cultura, com o psicanalista e especialista em bullying, Israel Magnani. A palestra “Por que eu sofro tanto?” reforça a luta contra o bullying e ameaças nas salas de aula.
Com intuito de conscientizar os estudantes sobre a importância do perdão e da empatia, a palestra visa ensinar os mais jovens a se comunicarem com respeito diante das diferenças e das frustrações.
Para o secretário de Esporte, José Roberto Pimenta (Zé Kokão), o trabalho de conscientização contra intimidações é fundamental para formar cidadãos mais solidários no futuro. “Combater o bullying é garantir que nossas escolas sejam espaços de respeito e acolhimento. Educar para a empatia e para o diálogo é o primeiro passo para formar cidadãos mais conscientes”, finaliza.
A Prefeitura de Olímpia reafirma o comprometimento com ações educativas que visem acolher a juventude nas escolas e promovam um ambiente escolar mais harmonioso, investindo em iniciativas que valorizem a convivência saudável entre alunos.