A Estância Turística de Olímpia sediou, nos dias 17 e 18 de outubro, a 4ª Reunião Ordinária da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). O encontro foi realizado na Sala de Convenções do Parque Thermas dos Laranjais, reunindo prefeitos, secretários municipais e autoridades estaduais em um momento marcado por importantes avanços e celebrações para o turismo paulista.
A programação teve início na sexta-feira (17), com a reunião de gestores de turismo, que apresentaram cases estratégicos de suas cidades, como as Legislações para incremento da economia do turismo nos destinos turísticos, apresentadas por Brotas e Águas de São Pedro, e o Observatório de Turismo como ferramenta para gestão de dados dos destinos turísticos, cujo palestrante foi o secretário de Turismo de Olímpia, Beto Puttini.
No sábado (18), a abertura foi conduzida pelo presidente da Aprecesp e prefeito de Bragança Paulista, Edmir Chedid, ao lado do prefeito anfitrião, Geninho Zuliani, e contou com a presença de destacadas autoridades: o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena; o deputado estadual Itamar Borges; o presidente da Câmara de Olímpia, Flávio Olmos; além de representantes das Secretarias Estaduais de Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Econômico e Agricultura e Abastecimento.
Durante o evento, o secretário Roberto de Lucena foi homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Olimpiense, em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento do turismo paulista e pelo apoio constante às estâncias do Estado. A honraria foi uma iniciativa da Câmara Municipal, proposta pelo vereador Sargento Barrera. O ato teve a participação ainda do presidente Flávio Olmos e dos vereadores Otávio Hial e Sônia Guerra.
Na sequência, a reunião discutiu assuntos de interesse coletivo das estâncias. Entre os principais temas da pauta estiveram o relatório de atividades da Aprecesp, a participação da entidade nos próximos eventos do setor, e a reforma do Estatuto da associação.
Também foi destacado o resultado positivo da reunião da diretoria da Aprecesp com o governador Tarcísio de Freitas, realizada na véspera (17/10), que tratou do ranqueamento das cidades turísticas e do aperfeiçoamento do Programa DADETUR, responsável pela destinação de recursos fundamentais para obras e investimentos no setor.
Na ocasião, o governador garantiu que não haverá rebaixamento de estâncias e anunciou que após regulamentação junto à ALESP oito Municípios de Interesse Turístico (MITs) deverão passar à condição de estâncias turísticas, totalizando 78 estâncias em todo o Estado de São Paulo.
O secretário Roberto de Lucena celebrou o anúncio e ressaltou a parceria com a Aprecesp. “A Aprecesp é uma grande parceira da Secretaria de Turismo e Viagens. É uma honra estar aqui em Olímpia, sendo acolhido por tantos amigos e recebendo o título de cidadão olimpiense. Celebramos juntos mais uma conquista histórica para o turismo paulista.”
O presidente da Aprecesp, Edmir Chedid, destacou o trabalho coletivo que tem fortalecido as políticas públicas de turismo no Estado. “A força das nossas estâncias está na união. Essa conquista, que garante o reconhecimento de mais oito cidades e o compromisso do governo em não rebaixar nenhuma estância, é fruto do trabalho conjunto e do diálogo permanente da Aprecesp com o Estado.”
O anfitrião Geninho Zuliani agradeceu a presença das autoridades e prefeitos e destacou o orgulho de Olímpia em sediar o encontro. “Receber a Aprecesp é sempre motivo de orgulho. Olímpia é uma cidade que respira turismo, e poder acolher tantos gestores comprometidos com o desenvolvimento do setor nos motiva ainda mais a seguir investindo e inovando.”
Durante o encontro, o vice-presidente da Aprecesp, João Victor, anunciou sua disposição em concorrer à presidência da entidade em 2026, recebendo manifestações de apoio de diversos prefeitos presentes. “A Aprecesp é uma entidade sólida, que conquistou respeito e representatividade. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e quero contribuir ainda mais para que as estâncias sigam unidas e protagonistas no turismo paulista.”
A reunião foi encerrada com o anúncio da próxima reunião da Aprecesp, marcada para os dias 5 e 6 de dezembro, encerrando o calendário anual da entidade.