A Estância Turística de Olímpia será uma das próximas cidades a receber o CDHU Móvel, unidade itinerante da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que permite a regularização de pendências financeiras e contratuais, além de esclarecimento de dúvidas sobre programas habitacionais.
O serviço estará na cidade entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, oferecendo atendimento gratuito na Praça da Matriz São João Batista, no centro. O horário de funcionamento será das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 15h. Na ocasião, stands de orientações e serviços de saúde, assistência social e meio ambiente e bem-estar animal também estarão presentes.
Desde maio de 2025, o CDHU Móvel percorre diversos municípios paulistas levando orientação e suporte às pessoas físicas ou jurídicas, especialmente àqueles que enfrentam dificuldades para se deslocar até um posto fixo de atendimento.
O formato itinerante representa um avanço na política de atendimento habitacional do Estado, buscando oferecer um serviço mais ágil e prático na resolução de demandas. A ação, que agora chega a Olímpia, conta com o apoio da Prefeitura, que também participará com serviços públicos e atividades abertas à população.
Entre os principais serviços disponíveis estão a emissão de boletos e acordos de dívida, quitação de pendências com uso do FGTS, revisão de prestações, transferência de titularidade, conversão e regularização de contratos.
Para o atendimento na unidade móvel, os interessados podem realizar agendamento prévio pelos canais oficiais da CDHU, ligando gratuitamente no 0800 000 2348 ou via o site www.cdhu.sp.gov.br, bem como comparecer ao local por demanda espontânea conforme disponibilidade. A CDHU reforça à população que não realiza pagamentos via PIX. Por isso, mensagens, ligações ou correspondências suspeitas devem ser denunciadas.
Além dos serviços prestados pela companhia habitacional, a Prefeitura de Olímpia também estará presente com ações de cidadania. Na quarta, dia 29 de outubro, a Praça da Matriz contará com participação do Centro de Acolhimento Animal, com adoção responsável e informações sobre bem-estar animal, além de doação de mudas da Secretaria de Meio Ambiente, das 09h ao meio-dia.
Nos dias 30 e 31, quinta e sexta, das 09h até às 18h, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) terá um espaço reservado para testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e orientações para a saúde reprodutiva.
Pensando também na garantia dos direitos e das políticas públicas assistenciais, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social também estará presente, prestando informações e atualizando o Cadastro Único, o programa governamental integrado para beneficiários de programas sociais. O atendimento estará disponível todos os dias, de quarta a sábado, das 09h às 15h. Neste período, os moradores devem procurar exclusivamente o atendimento itinerante e não os CRAS.
A ação, no sábado (01), contará ainda com atividades recreativas para as crianças, com brinquedos, pula-pula e carrinho de pipoca gratuitos, tornando a Praça da Matriz um espaço de convivência e cidadania para toda a família.
Com a chegada do CDHU Móvel, Olímpia reforça seu compromisso em aproximar serviços públicos da população e facilitar o acesso a direitos essenciais, fortalecendo a parceria entre Estado e município em prol do bem-estar social e do desenvolvimento humano. Em caso de dúvidas sobre a CDHU Móvel, os moradores também podem entrar em contato com a Assistência pelo telefone fico e WhatsApp (17) 3279-3535.