As provas nacionais do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) foram aplicadas em todas as 30 turmas de 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Olímpia, nos dias 21 e 22 de outubro. Cerca de 677 estudantes olimpienses participaram das provas na cidade.
A avaliação foi realizada em 10 escolas municipais de ensino fundamental e contou com questões de Língua Portuguesa e Matemática, divididas em blocos de 25 minutos cada. Alunos com necessidades específicas também participaram das provas, em salas adaptadas, com horário estendido e acompanhamento de professores especializados.
Reconhecida pelo bom desempenho no ensino fundamental na última avaliação em 2023, Olímpia alcançou média 6,9 no SAEB, resultado acima da média nacional, que foi de 5,5 pontos. O desempenho é um dos indicadores utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); uma das principais ferramentas que medem a qualidade da educação no país.
Para 2025, a expectativa da Secretaria de Educação é de avanço contínuo, reflexo de um trabalho pedagógico planejado e constante.
Desde o início do ano, a secretaria vem promovendo ações específicas de preparação, com destaque para os simulados semanais realizados todas as sextas-feiras. Essas atividades ajudam os estudantes a aprimorar leitura, interpretação de texto e raciocínio lógico, além de aprenderem a gerenciar melhor o tempo durante as provas.
A preparação das turmas foi coordenada por Camila Ap. dos Santos Oliveira (Supervisora de Ensino), Denise Degasperi Callegari (Coordenadora Técnico-Pedagógica de Matemática) e Simoni Cristina Becerra Franco (Coordenadora de Língua Portuguesa).
O objetivo principal foi fortalecer o letramento e o pensamento lógico dos alunos entre 10 e 11 anos.
Entre as ações realizadas desde março, destacam-se reuniões pedagógicas, apresentação das diretrizes e níveis de proficiência do SAEB e o curso de 30 horas de formação “SAEB em Foco”, voltado a 60 professores e coordenadores da rede municipal.
Essas formações orientaram sobre metodologias de ensino em sala de aula e em turmas de reforço, além de abordar adaptações para alunos de inclusão.
Com as mudanças na matriz de proficiência, que agora inclui conteúdos de álgebra e probabilidade por exemplo, os professores do 5° ano elaboraram planos de ensino direcionados para elevar o nível de interpretação textual e raciocínio lógico-matemático dos estudantes.
A preparação do SAEB em Olímpia é guiada por três eixos principais: diagnóstico, preparação e avaliação de ensino.
Segundo Denise Callegari, coordenadora técnico-pedagógica municipal, o SAEB é uma ferramenta essencial para medir a qualidade da educação e orientar o planejamento escolar.
“Mais do que uma prova, o SAEB representa uma oportunidade de avaliar nossas práticas, reconhecer avanços e identificar pontos de melhoria. As escolas estão motivadas e preparadas”, destacou Denise. A coordenadora pedagógica explica que a avaliação nacional envolve toda a rede educacional, desde a educação infantil nas creches até os anos finais da escola, onde anos de ensino e aprendizagem são refletidos.
Além de medir o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, o SAEB também aplica um questionário socioeconômico a alunos e coordenadores, buscando mapear as condições sociais e estruturais das escolas.
Estes dados ajudam a orientar políticas públicas e aprimorar o atendimento às necessidades das comunidades escolares, sendo importantes para que o município solucione os desafios enfrentados nas unidades e combata o abandono nas escolas.
Com os resultados do SAEB de 2025, previstos para o 2° semestre de 2026, a Prefeitura de Olímpia pretende reforçar as políticas de valorização da aprendizagem, garantindo que o município continue sendo referência em qualidade de ensino no interior paulista