Em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado nesta segunda, 22, alunos da Rede Municipal de Educação da Estância Turística de Olímpia representaram a cidade no 2° Festival Paralímpico de 2025. O evento, realizado no último sábado, 20, na sede do Clube Amigos dos Deficientes (CAD) em São José do Rio Preto, teve o intuito de promover o esporte como ferramenta de inclusão entre crianças e adolescentes com e sem deficiências. Na ocasião, 24 alunos e responsáveis da EMEB Prof. José Sant’ Anna, sendo nove (09) estudantes portadores de deficiência, prestigiaram o evento regional.
A segunda edição do Festival deste ano, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ocorreu em 106 locais dos 26 estados e do Distrito Federal e reuniu mais de 20 mil estudantes brasileiros.
As modalidades esportivas disputadas no evento regional foram tênis de mesa, bocha e basquete. Para Bruna Bonito, coordenadora pedagógica de educação física, tais atividades proporcionam uma vivência de inclusão, respeito e valorização das potencialidades de cada um e cada uma.
“Foi uma manhã muito especial marcada por momentos de integração e alegria. Tanto os alunos quanto os pais se envolveram intensamente, reforçando o espírito do Movimento Paralímpico e a importância de iniciativas que unem esporte e inclusão”, avaliou a coordenadora pedagógica. Desde o início do turno letivo a profissional vem desenvolvendo o ensino das modalidades e organizando a ida dos estudantes ao evento.
Para Jéssica Maria dos Santos, Secretária de Educação, a participação de alunos olimpienses no Festival Paralímpico é importante para promover a inclusão, despertar os talentos e valorizar a prática esportiva como ferramenta de transformação social.
“Ao incentivarmos crianças e adolescentes com e sem deficiência a participarem juntos, reforçamos o respeito às diferenças e provamos que o esporte é um direito de todos”, avalia Jéssica.
A Prefeitura de Olímpia, mediada pela Secretaria de Educação, reafirma o compromisso com o ensino cada vez mais inclusivo e transformador de realidades.