A Estância Turística de Olímpia receberá, entre os dias 8 e 12 de junho, a carreta do Circuito Integrado de Proteção às Mulheres – SP Por Todas, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher.
A unidade móvel ficará instalada na Praça da Matriz e oferecerá à população feminina serviços especializados de acolhimento, proteção, orientação jurídica e acesso à Justiça em um único local. A estrutura atenderá mulheres de Olímpia e de municípios da região.
O Circuito integra o movimento São Paulo Por Todas, programa estadual que reúne políticas públicas voltadas à proteção, saúde, autonomia e dignidade das mulheres. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso à rede de atendimento e enfrentamento à violência, fortalecer a atuação conjunta dos órgãos públicos e garantir respostas mais rápidas, humanizadas e eficientes para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Realizada em parceria com a Prefeitura de Olímpia, a ação contará com a participação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Polícia Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Justiça e equipe de acolhimento psicossocial.
O atendimento integrado reunirá, em um único espaço, acolhimento humanizado, escuta qualificada, avaliação de risco, orientação jurídica, registro de boletins de ocorrência, solicitação de medidas protetivas de urgência, encaminhamentos para a rede de assistência e acompanhamento dos casos.
O atendimento será destinado a mulheres em situação de violência doméstica, familiar ou sexual, bem como àquelas que já possuem medidas protetivas ou enfrentam o descumprimento dessas determinações judiciais. A proposta é facilitar o acesso aos serviços de proteção, reduzir a revitimização e fortalecer a rede de apoio existente nos municípios.
Além dos atendimentos especializados, as mulheres também poderão manifestar interesse em cursos gratuitos de capacitação profissional que serão oferecidos futuramente pela Secretaria de Políticas para a Mulher, em parceria com o Senac. A iniciativa tem como objetivo ampliar as oportunidades de qualificação, geração de renda e autonomia financeira, contribuindo para o fortalecimento da independência das participantes. Durante o atendimento, será possível preencher uma lista de interesse para participação nas futuras capacitações, cujas datas serão divulgadas posteriormente.
Entre os cursos previstos estão: Básico de Limpeza de Pele e Skincare Profissional, Básico em Maquiagem Social, Edição de Imagem e Design Gráfico com Canva.
Outro diferencial da ação é a presença de um espaço, destinado ao acolhimento de crianças que acompanham as mulheres durante os atendimentos, proporcionando mais conforto e tranquilidade às famílias. Após passarem pela carreta, as mulheres poderão dar continuidade ao acompanhamento por meio dos serviços locais, garantindo assistência e suporte permanentes.
A abertura institucional está programada para o dia 8 de junho, com visitação de autoridades e imprensa das 10h às 12h30. O atendimento ao público terá início às 13h do mesmo dia e seguirá até 12 de junho, funcionando das 13h às 17h no primeiro dia, das 9h às 17h entre os dias 9 e 11, e das 9h às 13h no encerramento.
Com a realização do Circuito Integrado de Proteção às Mulheres, a Prefeitura de Olímpia reforça seu compromisso com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres e amplia o acesso da população aos serviços de proteção, acolhimento e garantia de direitos.









