09 FEV 2017
Exame de macaco morto dá negativo para febre amarela

A Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de Saúde da Estância Turística de Olímpia recebeu, na manhã desta quinta-feira, 9, o resultado do exame feito em um macaco encontrado morto na cidade, no final do ano passado. A avaliação foi feita pelo Centro de Patologia, do Instituto Adolfo Lutz.

Com a negativação do exame, Olímpia não possui nenhum caso de Febre Amarela em macacos e nem em humanos. O animal foi encontrado morto na área urbana da cidade no dia 22 de dezembro, no Jardim Alvorada.

Mesmo com o resultado negativo desse animal, os profissionais da Vigilância Epidemiológica orientam todos os moradores para que, caso encontrem algum macaco morto, comuniquem imediatamente os profissionais pelo telefone 3279-1400, para que o animal possa ser recolhido e exames sejam feitos.

VACINAÇÃO

Independente do resultado, a secretaria de Saúde de Olímpia continua com a intensificação da vacinação contra a febre amarela. Mais de três mil doses foram aplicadas desde o começo ano. Apenas duas doses são necessárias para a pessoa estar imunizada. De acordo com o calendário vacinal, a primeira dose é aplicada aos nove meses e o reforço aos quatro anos. Quem não tiver as duas doses precisa procurar uma UBS para atualizar.

Além da vacina, a Saúde segue orientando os moradores quanto aos riscos da doença e as medidas para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pela transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya.

Mais sobre Saúde