12 MAI 2021
PRODEM
Área Azul digital começa a ser implantada em Olímpia

Os usuários do estacionamento rotativo “Área Azul” agora contam com uma ferramenta moderna e prática.  Isso porque, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia e a Prodem estão implantando o aplicativo “Estacione Legal”.

O programa, que já pode ser baixado em celular com sistema Android ou iOS, traz várias funcionalidades como o reaproveitamento de créditos não utilizados, recargas por cartões de crédito, débito e, em breve por boleto bancário, e também a aquisição de tickets nos postos de vendas fixos e móveis.

Após efetuar o cadastro de dados pessoais e a confirmação do e-mail utilizado, o aplicativo está pronto para ser utilizado. É preciso indicar o veículo que fará uso da vaga na Área Azul, por meio da placa, adquirir os créditos diretamente pelo celular e selecionar o tempo de permanência, 1 ou 2 horas, para ativar o ticket. Todo o processo pode ser feito sem a necessidade de sair do carro e a contagem do período de estacionamento inicia após o pagamento do ticket.

Com isso, não será mais necessário colocar o comprovante da Área Azul no para-brisas do veículo, sendo que todo o acompanhamento da validade do ticket será feita pelos fiscais através do aplicativo. Nesta semana, os agentes estão passando por treinamento didático e prático para operacionalização do sistema.

Além da aquisição pelo aplicativo, os tickets também podem ser comprados diretamente com os agentes, que podem validar o voucher de estacionamento para o usuário. Vale ressaltar que, até a implantação total do sistema, ainda continuarão sendo válidas as autorizações de estacionamento da Área Azul convencionais.

Olímpia possui mais de 800 vagas de estacionamento rotativo, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Ao todo, são mais de 50 pontos de venda espalhados pela região central, que agora passarão também a emitir os tickets pelo aplicativo. O ticket de 1 hora tem o valor de R$ 2,00, e o ticket de 2 horas tem o valor de R$ 3,00.

Para incentivar o uso do aplicativo Estacione Legal, a Prodem e a Prefeitura disponibilizarão um bônus, no valor de R$ 10,00, para utilização dos motoristas. Para garantir o crédito, basta baixar o aplicativo neste mês de maio e preencher o cadastro.