02 SET 2021
Meio Ambiente divulga Disk Denúncias Ambientais
Com o intuito de melhorar a eficiência dos atendimentos, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, e a Daemo Ambiental estão divulgando o "Disk Denúncias Ambientais" para atender demandas de queimadas urbanas, descarte irregular de resíduos e erradicação de árvores.

De acordo com a divisão de Meio Ambiente, a denúncia pode ser feita por meio do WhatsApp (17) 99682-5465 e os denunciantes terão suas identidades preservadas. Outro canal disponível é a Ouvidoria, no telefone 162 ou pelo site www.olimpia.eouve.com.br. Essas ações, além melhorar o sistema de atendimento das denúncias, incentivam a população a participar da causa ambiental, promovendo consciência ambiental e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida.

O Disk Denúncias Ambientais pode receber denúncias de queimadas urbanas, descarte irregular de resíduos e erradicação de árvores. As queimadas urbanas prejudicam a população, principalmente em períodos de estiagem, e são consideradas um crime ambiental pela Lei Municipal 4.076/2016.

Para a erradicação ou poda drástica de exemplar arbóreo, o interessado deve comparecer à sede da Daemo Ambiental e solicitar, mediante protocolo, a vistoria do técnico da divisão de Meio Ambiente. A erradicação, quando o parecer técnico for favorável, é condicionada a um Termo de Compromisso de Plantio, firmado entre o órgão ambiental e o interessado, devendo ser feita pelo responsável a substituição ou reposição do exemplar. O não cumprimento deste procedimento está sujeito à multa a partir de 30 UFESP's, de acordo com a Lei 4.215/2016.

Já para o descarte de resíduos sólidos, a secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente disponibiliza para a população o Ecoponto. No local, os munícipes podem descartar, de forma adequada, resíduos recicláveis, resíduos de construção (até 1 m³), resíduos de madeira, resíduos eletroeletrônicos, animais mortos de pequeno porte, lâmpadas, móveis e  sofás velhos.

CAUSA ANIMAL
A secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente também cuida da causa animal e disponibiliza o atendimento de primeiros socorros aos animais vítimas de atropelamento, envenenamento e ferimentos graves por materiais perfurocortantes. O telefone de contato para o socorro é (17) 99628-7677. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 17h às 7h30, e nos feriados e finais de semana, 24 horas.

Outro serviço disponibilizado é a captura de animais de grande porte soltos em vias públicas. A solicitação desse serviço deve ser feita pelo telefone (17) 99756-0579. Já as denúncias por maus-tratos podem ser registradas gratuitamente na Ouvidoria, pelo site, www.olimpia.eouve.com.br, ou pelo telefone 162. E para informações sobre castração e adoção, o Centro de Acolhimento Animal disponibiliza o WhatsApp (17) 99706-0077, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.