13 DEZ 2021
PRODEM
Área com proibição de tráfego de caminhões é ampliada em Olímpia para melhorar a segurança no trânsito
Com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito nas vias da Estância Turística de Olímpia e proporcionar mais segurança aos pedestres e motoristas, uma nova lei que amplia a área de proibição do tráfego de caminhões no perímetro urbano foi aprovada pela Câmara.

Segundo a Lei Nº 4.703/2021, publicada no Diário Oficial Eletrônico de quarta-feira (08), a circulação ficará impedida dentro do perímetro compreendido pelas seguintes ruas e avenidas: Rua Síria; Avenida Dr. Andrade Silva; Avenida Mário Vieira Marcondes; Avenida Constitucionalista de 32; Rua Durval Brito; e Rua Diógenes Breda.

A nova legislação amplia as proibições já regulamentadas, desde 2018, pela Lei Nº 4.402, que compreendiam alguns trechos da Avenida Mário Vieira Marcondes e Avenida Aurora Forti Neves e, agora, se destinam a área compreendida pelo polígono formado pelo perímetro composto pelas vias citadas acima. A alteração foi aprovada pelos vereadores, na última segunda-feira (06). Cabe destacar que o contorno perimetral segue podendo ser utilizado para o trânsito de veículos pesados, com exceção dos trechos já sinalizados no mapa.

O impedimento do tráfego é válido para veículos articulados e veículos de carga acima de um eixo traseiro vazio ou carregado, pesando mais de oito toneladas, em qualquer horário, exceto para carga e descarga no perímetro estabelecido, exclusivamente das 00h às 06h, conforme autoriza a lei.

De acordo com a proposta, a restrição se faz necessária para garantir a mobilidade urbana com segurança e ainda proporcionar melhor conservação das vias no perímetro, tendo em vista que são veículos pesados que danificam a estrutura viária e pavimentação asfáltica, causando transtorno aos moradores.

Apesar de a lei já estar em vigor, o município irá iniciar a fiscalização em breve, uma vez que a Prodem está providenciando a sinalização vertical para orientação dos motoristas.