07 JUN 2022
SAÚDE
Aplicação de 4ª dose contra a Covid para moradores a partir de 50 anos e profissionais de saúde será iniciada nesta quarta (08)
Seguindo a nova recomendação do Ministério da Saúde, a aplicação da 4ª dose contra a Covid está sendo liberada para moradores com 50 anos ou mais e também profissionais de saúde, que tenham completado 4 meses da terceira dose. Até então, a segunda dose adicional era permitida somente para pessoas acima de 60 anos ou imunossuprimidos.

Em Olímpia, o quantitativo de imunizante necessário para este reforço foi solicitado ao Grupo de Vigilância Epidemiológica de Barretos e tem previsão de chegar nesta quarta-feira (08). Sendo assim, para ampliar o acesso e considerando o grande fluxo de moradores na referida faixa etária, as equipes de Saúde atenderão em horário especial.

Com isso, nesta quarta-feira (08), a vacinação deste público estará disponível das 13h às 19h, na Avenida dos Olimpienses (ao lado da UPA). Na quinta e sexta-feira, dias 09 e 10 de junho, o local funcionará das 8h às 19 horas, e, além disso, haverá vacinação no sábado, dia 11 de junho, na Avenida e também no Coreto da Praça Rui Barbosa, das 8h às 16h.

Para se imunizar, o morador deve levar documento com foto e o cartão de vacinação para conferência do intervalo de quatro meses da dose anterior. Os profissionais de saúde, da rede pública ou privada, devem comprovar também o exercício atual da profissão.

Além deste novo público, os demais moradores também poderão se vacinar no horário estendido, na Avenida e no Coreto. A terceira dose, com a recente ampliação para o público adolescente, agora está liberada para qualquer pessoa com 12 anos ou mais, para quem já completou o prazo recomendado.

O reforço na imunização é importante para ampliar a proteção dos moradores contra o vírus, considerando que, depois de um determinado período, a produção de anticorpos no organismo diminui.

Por isso, a secretaria de Saúde chama a atenção da população que está apta a receber as doses e ainda não procurou o ponto de vacinação. Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, Olímpia conta com mais de 3 mil moradores em atraso com a segunda dose e mais de 20 mil pessoas aptas a receber a terceira e quarta dose, com a ampliação do grupo.

Para as crianças, de 05 a 11 anos, é permitida a imunização com primeira e segunda doses, que está sendo aplicada nas UBS da Santa Ifigênia, São José e Campo Belo, de segunda a sexta, das 8h às 16h. A vacinação infantil não fará parte da mobilização desta semana, tendo em vista a recente ação, realizada no Tem Arte.