22 AGO 2022
SAÚDE
Olímpia conquista maior pontuação da região nas metas das ações de vigilância em saúde
A Estância Turística de Olímpia ganhou destaque, na última semana, com a divulgação do ranking dos municípios no cumprimento das metas do Programa do Ministério da Saúde de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), do ano de 2021.

O resultado divulgado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) revelou que Olímpia cumpriu com excelência 10 das 14 metas estabelecidas no programa, ficando com o melhor resultado de toda a região e na frente de cidades com sede regional, como Barretos e São José do Rio Preto. O ranking foi publicado na Portaria nº. 3229/22 do Ministério da Saúde.

Para chegar a este resultado, o Ministério da Saúde avaliou o cumprimento de indicadores de assistência à população e de vigilância em saúde. As metas estabelecidas incluem número de testes de sífilis por gestante; número de testes de HIV; número de ciclos de cobertura de imóveis para controle vetorial da dengue; controle dos casos de hanseníase e malária; preenchimento de notificações de agravos e doenças relacionadas ao trabalho; índices de violência interpessoal e auto-provocada; controle dos casos de tuberculose pulmonar; doenças de notificação “compulsórias imediatas”; amostras analisadas de agente desinfetante em água para consumo humano; vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças; salas de vacina com imunobiológicos; registros de nascidos vivos e registros de óbitos alimentados no Sistema de Informação. A quantidade de requisitos atingidos pelo município foi a maior do que nos últimos levantamentos.

Esta classificação de cumprimento das metas gera também valores que serão transferidos para o município de acordo com o número da população atendida. Para Olímpia será repassado o valor de R$ 20.839,14 como incentivo financeiro correspondente ao seu desempenho, via Fundo Municipal de Saúde.

O PQAVS é também uma iniciativa para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), por definir compromissos e responsabilidades dos gestores públicos estaduais e municipais. Para 2022, a Saúde espera índices ainda mais significativos, visto que nos últimos anos os resultados de Olímpia são crescentes e promissores.