05 SET 2022
SAÚDE
Centro de Hemodiálise de Olímpia entra em operação com mais de 30 pacientes atendidos

A Estância Turística de Olímpia deu início, na manhã desta segunda-feira (05), aos primeiros atendimentos do Centro de Hemodiálise “Sílvia e Luiz Cesar Zucca”. Instalada na Santa Casa de Misericórdia, a unidade é um dos principais projetos do município para a oferta de saúde pública.

O espaço físico foi entregue no começo de agosto e, durante o mês, foram concluídos os últimos trâmites legais e o cadastramento dos pacientes interessados que, com a conquista, não precisarão mais se deslocar quase que diariamente, para cidades da região como Bebedouro, Rio Preto, Barretos e Ribeirão Preto, para realizar o exaustivo tratamento.

O início da operação foi acompanhado pelo prefeito Fernando Cunha, pelo vice-prefeito e diretor técnico da Santa Casa, Dr. Fábio Martinez, e pelo provedor do hospital, Luiz Alberto Zaccarelli, que foram os principais envolvidos para a concretização do projeto.

O Centro de Hemodiálise de Olímpia conta com 9 máquinas (8 para uso contínuo e 1 de reserva, conforme exigência de portaria estadual) com sessões de segunda a sábado, em três turnos, podendo realizar 24 atendimentos por dia. Tendo em vista que cada paciente realiza 3 sessões semanais e contínuas, a unidade pode beneficiar, então, até 48 pessoas. As instalações atendem todos os requisitos e normas específicas exigidas pelos órgãos competentes e necessárias ao atendimento seguro e de qualidade aos pacientes.

No momento, 31 pacientes já utilizam os serviços no hospital. A implantação é um pedido antigo dos pacientes e familiares e um compromisso da gestão do prefeito, que não mediu esforços para conseguir esta parceria, trazendo mais conforto aos moradores, que passam por este delicado procedimento ambulatorial, gerando desgaste físico devido às sessões com deslocamentos.

Para o funcionamento, neste primeiro momento, o centro contará com recursos da Prefeitura, repassados de acordo com a tabela SUS por sessão, até o credenciamento oficial pelo SUS para recebimento dos repasses do Governo Federal e do Estado. Os investimentos para as instalações físicas foram de cerca de R$ 2 milhões, do poder público e da iniciativa privada, por meio do projeto Thermas Social, e doação da Família Zucca.

Pacientes, tanto do SUS como convênio e particular, que necessitem do tratamento devem ser encaminhados pelos médicos responsáveis para o acompanhamento da secretaria de Saúde, que fará o cadastro e o direcionamento à Santa Casa.

“Hoje é um dia histórico para a saúde de nossa cidade. Estou presenciando o início dos trabalhos efetivos da Hemodiálise de Olímpia, que já tem pacientes sendo tratados e nós atenderemos os olimpienses e quem precisar desse atendimento. Agradeço à Santa Casa e a todos os envolvidos, que de alguma forma colaboraram com esse advento tão importante para a nossa cidade, em nome do Dr. Fábio, que comanda a área médica da nossa Santa Casa, e do provedor Zaccarelli, que enfrentou todas as dificuldades burocráticas com a gente. Mais uma importante conquista, que é a hemodiálise a serviço de quem vive aqui em Olímpia”, declarou o prefeito Fernando Cunha.