20 SET 2022
Guarda Municipal de Olímpia pode ser acionada pelo tridígito 153
Facilitando o atendimento às demandas da população, a Guarda Civil Municipal da Estância Turística de Olímpia conta com um novo telefone de emergência, o trígito 153. O número gratuito padroniza a operação da GCM, com funcionamento 24 horas por dia, tendo em vista o trabalho em escala dos agentes.

Pelo telefone 153, o cidadão pode solicitar atendimento em diversas situações pontuais e de emergência, entre elas ocorrências de vandalismo, pichações, danos ao patrimônio público, crimes contra o meio ambiente, denúncias de som alto, barulho excessivo, entre outras infrações, situações suspeitas ou até de risco. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Major Edson Rodrigues de Oliveira, a GCM atua complementarmente às demais forças de segurança e, assim, os serviços que não forem de competência da GCM, serão devidamente encaminhados aos órgãos competentes, como a Polícia Miliar e o Corpo de Bombeiros.

A criação da GCM é um dos principais projetos da gestão municipal para reforço da segurança pública do município. Os 50 agentes, sendo 45 homens e 5 mulheres, entraram em operação efetiva recentemente e estão preparados para atuar no patrulhamento local, garantindo a ordem, proteção e a conservação do patrimônio público em todos os bairros da cidade e nos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.

Com o início dos trabalhos, a GCM de Olímpia já atuou em diversas ocorrências, em conjunto com a Polícia Militar, entre elas furto em residência, apreensão de entorpecentes, estupro de vulnerável e lesão corporal.

Para as atividades, a equipe conta com todos os equipamentos necessários, além do fardamento e das viaturas equipadas. São três veículos Renault Duster 2022 adquiridos com recursos próprios, além de dois veículos S10 do Programa Segurança no Campo, quatro motocicletas e dois cães.

A Guarda Municipal ainda ganhará novos reforços. Isso porque a Câmara de Vereadores aprovou um pedido do prefeito Fernando Cunha para a criação de mais 12 vagas de agentes, que já foram convocados neste mês de setembro, e logo farão o curso de formação, ampliando o efetivo local que terá, então, 62 Guardas Municipais, atuando nas ruas da cidade.