22 SET 2022
Com mais de 45 mil veículos, frota de Olímpia cresce mais de 20% nos últimos cinco anos

Na Semana Nacional do Trânsito, em que a Prefeitura realiza diversas ações da campanha para melhoria da segurança viária, um levantamento de dados da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana apontou que a frota de veículos na Estância Turística de Olímpia cresceu mais de 20% nos últimos cinco anos. O relatório mostra que, em 2017, havia 37.264 veículos na cidade, enquanto, agora, em 2022, o número subiu para 45.187 veículos.

Segundo a análise, o aumento da frota tem superado, inclusive, o crescimento populacional do município no mesmo período, que foi de 2,6%, passando de 54.037 habitantes, há cinco anos, para 55.477 moradores, agora, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o que representa quase 10 vezes o crescimento da frota em relação ao da população.

A pesquisa também indica que, hoje, 81% da população olimpiense tem veículo automotor, sendo que dos 45.187 veículos registrados, 24,9% são motocicletas.

Ainda segundo a secretaria, os números são satisfatórios no que tange o desenvolvimento da cidade que cresce a cada dia com novos atrativos e empreendimentos, equipamentos culturais e de entretenimento, reafirmando, por outro lado, a necessidade cada vez mais constante de ações de conscientização, cautela e incentivo para formas alternativas de locomoção e respeito ao próximo para auxiliar na segurança e na mobilidade urbana.

Outro fator que deve ser levado em conta é que o quantitativo de veículos circulando é ainda maior em Olímpia se considerado os visitantes, tendo em vista que a cidade recebe cerca de 3 milhões de turistas ao ano e, de acordo com a Pesquisa de Perfil da Demanda, 87% das famílias utilizam veículo próprio para a viagem, aumentando o fluxo viário local.

No entanto, por mais praticidade que a locomoção por meio de automóveis e motocicletas ofereça ao cidadão, é necessário também incentivar práticas mais saudáveis e sustentáveis, entre elas a caminhada e os meios alternativos como a bicicleta e a carona solidária, com o intuito de reduzir a circulação massiva de automóveis, que são os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa e poluentes nas cidades brasileiras, prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente.

Pensando nisso também, a Prefeitura tem estimulado o uso do transporte coletivo, promovendo a gratuidade aos sábados ou em ocasiões especiais e estratégicas, beneficiando a população e melhorando a mobilidade, como nesta quinta-feira (22), por exemplo, em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro.