21 DEZ 2022
SAÚDE
Saúde encerra campanha ‘Dezembro Vermelho’ de prevenção ao HIV, Sífilis e Hepatites e reforça importância da testagem
Com o intuito de intensificar as ações e orientações de conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a secretaria de Saúde de Olímpia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realizou, entre os dias 01 de outubro a 20 de dezembro, mais uma edição da Campanha “Fique Sabendo”.

Conhecido como “Dezembro Vermelho”, este mês é voltado à luta e ao combate à Aids, marcado pela intensificação da prevenção dessa e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Para isso, a ação visa incentivar e promover a realização dos exames.

Em 2022, durante a 15ª edição do “Fique Sabendo”, a equipe multiprofissional do CTA esteve em pontos estratégicos da cidade, com a busca ativa em supermercados e drogarias, além de realizar testes rápidos diariamente nas Unidades Básicas de Saúde. Ao todo, mais de 850 testes rápidos foram feitos durante a ação, diagnosticando 38 novos casos de sífilis, 4 novos de HIV e 1 novo caso de hepatite C.

A campanha visa prevenir e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce e intensificar a testagem rápida em toda rede de saúde, ampliando o número de pessoas que conheçam seus status sorológicos, além de vincular o portador de HIV à referência de atendimento do município (CTA), ofertando o tratamento e acompanhamento, após o diagnóstico, com todo o suporte necessário.

De acordo com a Coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites virais, Isabela Gonçalves, a campanha abrange toda população, mas com foco principal nas pessoas com vida sexual ativa e em situação de vulnerabilidade.

Desde 2020, o índice de HIV em jovens de 15 a 24 anos vem crescendo significativamente, sendo que o município conta com cerca de 250 casos registrados, e uma média de 8 a 10 novos casos por ano, com prevalência do sexo masculino. Em relação às hepatites B e C, a cidade registra cerca de 100 casos, uma média de 2 a 3 novos casos por ano, e a Sífilis tem média registrada de 10 a 13 casos por mês.

Por isso, a Saúde ressalta que a melhor forma de se prevenir é fazendo uso do preservativo e reforça a importância de todos realizarem testes a cada seis meses para rotina, e, sempre que passar por situação de vulnerabilidade, se testar com maior frequência. Além da mobilização especial, os testes são oferecidos gratuitamente pelo município nas UBS, na UPA, CAPS e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que fica localizado na Rua Joaquim Miguel dos Santos n° 753 - Centro.