21 DEZ 2022
ESPORTES
Escola Municipal de Judô realiza graduação e troca de faixa para 65 judocas olimpienses
A Escola Municipal de Judô “Professor Sankiti Takahashi” (Associação Takahashi de Cultura Física) da Estância Turística de Olímpia, coordenada pela secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, promoveu, na noite dessa terça-feira (20), o tradicional exame de graduação e troca de faixa para 65 alunos e judocas, que, durante o ano todo, participaram das aulas e das competições do esporte no município.

Conduzida pelo professor e Sensei Márcio André Pimenta, a cerimônia, realizada na quadra da Terceira Idade, ao lado da sede da escola, contou com a presença dos atletas, dos pais e demais convidados, além do secretário da pasta Fernandinho Silva, do Sensei Mauro Pimenta e da coordenadora da ONG Humanizar, Sandra Cizotto. No exame, foram graduados alunos com idade entre 06 e 49 anos, nas faixas ponta cinza, cinza, ponta azul, azul, azul ponta amarela, amarela, laranja e roxa.

No judô, um dos momentos mais felizes para os judocas é quando eles conquistam mais um grau na modalidade, marcada pelo recebimento de uma nova faixa. A faixa representa o ciclo de aprendizagem e evolução de um praticante de judô. Para cada graduação, é exigido um determinado tempo de carência e conhecimento técnico e teórico. Da branca, utilizada pelos novatos, à preta, exemplo do longo caminho percorrido, e à vermelha ostentada pelos grandes mestres, as faixas traduzem a essência dessa arte marcial criada no Japão em 1882, pelo professor Jigoro Kano e tão praticada por milhares de atletas.

De grande tradição no município, a Escola Municipal forma novos judocas, de forma gratuita, há mais de 70 anos, em sua sede localizada na Rua São João nº. 460, Centro, com aulas de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 19h30, para alunos de 06 a 12 anos e, de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 21h, para alunos a partir de 13 anos.

Para participar das aulas de judô, os interessados podem procurar a secretaria de Esporte, na Rua Orivaldo Cristófalo, n.º 39, no Jardim Blanco, ou a escola municipal, que fornecerá as informações sobre as matrículas para 2023. O telefone da secretaria para mais informações é o (17) 3280-4057, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.