06 JUN 2023
SAÚDE
Olímpia inicia atendimentos e exames da campanha de prevenção ao câncer nas Unidades de Saúde
A Estância Turística de Olímpia iniciou, nessa segunda-feira (05), mais uma edição da importante campanha de prevenção ao câncer, realizada por meio de uma parceria da Prefeitura com o Hospital do Amor de Barretos.

Assim, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do câncer e incentivar o tratamento precoce, a Carreta do Câncer começou a percorrer as Unidades de Saúde com a oferta de exames preventivos. As áreas de abrangência das UBS, incluindo os distritos, receberão a unidade móvel até o dia 20 de julho, conforme cronograma definido pela secretaria de Saúde.

A primeira região a promover o serviço é a Cohab IV, com a Carreta estacionada na Praça do bairro, em frente à Academia da Saúde, com atendimento aos moradores assistidos pela UBSF Valter Stuk.

Na sequência, na semana entre os dias 12 e 17 de junho, a Carreta se desloca para o ARE (Postão), Tropical II e para o distrito de Baguaçu e, assim, sucessivamente para as demais unidades.

Ao todo, a expectativa é realizar cerca de 5 mil exames, sendo quase 2 mil exames de Mamografia e 2.700 Papanicolau, além do atendimento para prevenção ao câncer bucal.

Os moradores interessados ainda podem fazer os agendamentos, tendo em vista que há algumas vagas disponíveis para a população que faz parte do público da campanha.

A mamografia é destinada a mulheres de 40 a 69 anos, sendo que dos 40 aos 49 o exame deve ser realizado anualmente; e dos 50 aos 69, a cada dois anos. Em relação ao Papanicolau, as mulheres de 25 a 64 anos devem procurar as UBS para o agendamento, enquanto as que estão fora da faixa etária não serão atendidas pela Carreta, uma vez que podem procurar as próprias Unidades de Saúde para realização do exame.

Já os requisitos para a realização do exame de avaliação bucal são homens e mulheres com idade acima de 35 anos que fumam e/ou bebem ou abandonaram o vício, há até 20 anos. E homens e mulheres com qualquer idade com lesões suspeitas, há mais de 15 dias.

Para marcar o exame, o morador deve procurar a UBS mais próxima de sua residência, munido dos seguintes documentos originais e cópias: RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. Todos os exames são gratuitos e realizados com o apoio da equipe da Secretaria de Saúde.