04 OUT 2023
TURISMO
Museus de Olímpia são referência cultural para visitação de escolas de toda a região
Com forte identidade cultural e grande valorização do patrimônio histórico, a Estância Turística de Olímpia tem sido cada vez mais visitada não só por turistas, mas também por alunos e escolas de toda a região.

É o que mostram os relatórios de visitação dos equipamentos culturais da cidade, que, só no ano passado, registraram mais de 7.400 visitas escolares, sem contabilizar turistas a passeio e visitas espontâneas.

Segundo a secretaria de Turismo e Cultura, os alunos são de diversas cidades da região e até de outros estados como Guaraci, Votuporanga, Guapiaçu, José Bonifácio, Elisiário, Bebedouro, Severínia, São José do Rio Preto, Mirassol, São Roque de Minas (Minas Gerais), além de escolas municipais, estaduais e particulares de Olímpia e dos distritos de Ribeiro dos Santos e Baguaçu.

As visitas ocorrem na ECO – Estação Cultural de Olímpia, no Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa e, principalmente, no Museu de História e Folclore de Olímpia, onde os estudantes têm a oportunidade de saber mais sobre a fundação da cidade e também sobre a cultura brasileira e o Festival do Folclore, tendo em vista que Olímpia é a Capital Nacional do Folclore.

Durante o passeio, os alunos são orientados pelos agentes receptivos para conhecer de forma mais completa o acervo dos locais, contribuindo também para o aprendizado das crianças e adolescentes sobre a arte e a cultura.

Localizado na Rua David de Oliveira, 89 – Centro, o Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” foi fundado na década de 70, contando com peças que guardam as memórias da criação da cidade e também um acervo sobre a cultura popular que é considerado um dos mais completos do mundo, composto por objetos recebidos durante os quase 60 anos de realização do Festival do Folclore de Olímpia, que reúne a cultura de todo o país em um só lugar. Em números gerais, mais de 8.300 pessoas visitaram o local em 2022 e, neste ano, já foram mais de 6.600 visitantes.

Vale ressaltar que o conteúdo relacionado ao folclore está passando por nova concepção em parceria com a Fundação Roberto Marinho e será exposto no Novo Museu do Folclore de Olímpia, no Recinto do Folclore. O prédio foi inaugurado na abertura do 59º FEFOL, com uma exposição temporária e, agora, o acervo está sendo remodelado para ser definitivamente aberto ao público.

Já a ECO conta com 3 exposições de arte disponíveis em suas salas. “O Melhor de Maguetas – As Paisagens Impressionantes”, de Washington Maguetas; “Reminiscência Ferroviária”, com curadoria de Rafael Schunk e obras de Joaquim Pereira Antunes Filho, além da exposição “Lasar Segall: Imagens do Brasil”, composta por 35 gravuras reimpressas, em 1997, no ateliê de gravura do Museu Lasar Segall. A ECO, localizada na Rua Coronel José de Medeiros, 477 – Patrimônio de São João Batista.

Por fim, o Museu de Arte Sacra e Diversidade Religiosa, que fica na Rua David de Oliveira, 420, conta com a exposição “O que vem de dentro” com pesquisa e curadoria do premiado escritor, roteirista, curador de fotografia e editor de São Paulo, Diógenes Moura, que reúne uma coletânea de obras fotográficas de renomados fotógrafos sobre o tema “do Exu a Jesus Cristo”, celebrando a humanidade, o respeito e a liberdade.

A visitação em todos os Museus de Olímpia é gratuita e, para mais informações ou agendamento, o interessado pode entrar em contato com a secretaria de Turismo e Cultura, pelo telefone (17) 3280-6294.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024