06 OUT 2023
TURISMO
Olímpia deve investir recursos estaduais do DADETUR em revitalização da Vila Brasil
Promovendo as melhorias da infraestrutura turística para o desenvolvimento da Estância Turística de Olímpia, mais uma grande obra tem previsão de ser contemplada no município. Desta vez, é o projeto de revitalização da Vila Brasil, no Recinto do Folclore, para o qual devem ser investidos os recursos do DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos referentes a 2023.

O autorizo para liberação dos repasses foi assinado, nessa quinta-feira (05), pelo Governador do Estado, Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, totalizando R$ 400 milhões em convênios com 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas paulistas.

Segundo a estimativa do Estado, Olímpia deve receber cerca de R$ 3,5 milhões destinados a investimentos de infraestrutura urbana para fortalecimento da atividade turística. No ato de assinatura, a cidade foi representada pela secretária de Turismo e Cultura, Raquel Crepaldi, e pela diretora de Turismo, Kislaine Lima.

Na ocasião, foi lançado também o CrediturSP, um novo programa que visa impulsionar a atração de investimentos, diversificar a oferta de atrativos nos destinos turísticos e gerar novos empregos em todas as regiões do estado. O programa conta com a parceria de dez instituições financeiras que vão oferecer consultoria, orientação e linhas sob medida para cada modelo de negócio. As ações e programas têm o objetivo de impulsionar ainda mais o turismo enquanto vocação econômica, tendo em vista que o setor já representa 4% do PIB nacional e quase 10% do PIB paulista.

PROJETO DA VILA BRASIL
A revitalização da Vila Brasil tem o intuito de transformar o espaço, que só é movimentado durante o Festival do Folclore, em uma estrutura permanente para ser mais um atrativo que incentive o uso do Recinto durante todo o ano.

Desta forma, o projeto, elaborado pela renomada arquiteta Germana Zanetti em conjunto com a secretaria municipal de Obras, Engenharia e Infraestrutura, sob a supervisão do prefeito Fernando Cunha, propõe a construção de centro de eventos temático com capacidade para receber até 200 pessoas.

No empreendimento, também será construído um palco para apresentações folclóricas, além de amplo estacionamento, camarins, sanitários, jardins, auditório ao ar-livre e um ambiente para comercialização de artesanatos e alimentação.

A capela de Santos Reis e a Casa do Caipira foram preservadas no projeto e complementam o conceito de revitalização do espaço. Assim como em grandes centros turísticos, a ideia é que a Vila Brasil seja mais um grande atrativo no município para passeio e entretenimento, mas valorizando as características que diferenciam a cidade, como a cultura e a tradição do folclore.

Toda concepção já foi aprovada pelo Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e encaminhada para o DADETUR, aguardando o envio dos recursos para iniciar as obras de fomento ao turismo.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024