06 NOV 2023
TURISMO
Circuito Sesc de Artes e apresentação teatral movimentaram Olímpia com atrações culturais e artísticas gratuitas para toda população
Incentivando a arte, a cultura e o mundo mágico da criação, a população olimpiense pode apreciar neste fim de semana, uma programação repleta de atrações culturais e artísticas gratuitas. Isso porque a Estância Turística de Olímpia recebeu, no sábado (04), o Circuito Sesc de Artes e, no domingo (05), a peça teatral “Vereda da Salvação”.

O Circuito Sesc de Artes, em mais uma edição na cidade, foi realizado neste ano na Estação Cultural de Olímpia (ECO) e movimentou o sábado, atraindo dezenas de pessoas para o espaço com uma programação cultural e artística bem diversificada para alegria, em especial, das crianças.

Com atrações lúdicas e educativas, o Circuito ofereceu atividades voltadas às artes visuais com tecnologia, no cinema em realidade virtual que exibia um curta-metragem sobre a “Amazônia Viva” e na Oficina de som em sinopets, que ensinava as crianças a produzirem sons de sinos e tamborins em garrafas pets, que se transformavam em instrumentos musicais.

A ação contou também com atividades de literatura, circo, dança, teatro e música e com o envolvimento de mais de 40 profissionais da equipe do Sesc, além do apoio da Prefeitura, por meio da secretaria de Turismo e de Cultura.

Um dos pontos mais especiais foi o espetáculo “Cabeção pelo mundo” com a apresentação de dança do boneco “Cabeção” da artista Maria Eugenia Tita. Relembrando sucessos das tradicionais músicas populares, a dança divertiu o público que se entregou ao riso e ao embalo das marchinhas brasileiras.

Ainda nas apresentações artísticas foi também sucesso o show de Ricardo Vignini e Zé Helder com a Moda de Rock. O repertório trouxe composições de Beatles, Queen e Led Zeppelin para as cordas da viola caipira, num contexto inovador e autêntico.

Durante a programação, o público se divertiu com a apresentação do “Circo Herolino, o faxineiro” do artista Erickson Almeida, e as belas histórias da Nana, com a Bikeoteca literária. Teve ainda ritmos da cultura negra, como hip hop, jazz, samba, soul e afrobeat, com as DJS Alliblack e Emily Souza, animando o público nos espaços culturais.

VEREDA DA SALVAÇÃO
No domingo (05), a Cia. Beradeiro, de São José do Rio Preto, trouxe para Olímpia a encenação “Vereda da Salvação”. A apresentação gratuita, realizada na Casa de Cultura, reuniu dezenas de moradores. Com produção local de Tiago Louzada e apoio da Prefeitura, a peça, escrita entre 1957 e 1963, é baseada em um fato “real” ocorrido em 1955, na fazenda São João da Mata, no município de Malacacheta, em Minas Gerais.

Em cena, os artistas retratam uma comunidade de trabalhadores rurais em sua busca por condições de vida minimamente dignas, que mergulha em uma nova crença religiosa, a fim de encontrar o que acredita ser o caminho da libertação.

Além da peça, a Cia também proporcionou aos participantes uma oficina gratuita sobre “Jogos e improvisos no processo criativo”, no período da tarde, incentivando o público a experimentar as práticas teatrais da obra, nos aspectos sociais e religiosos.