22 NOV 2023
CULTURA
Palestra, desfile e apresentações culturais marcaram a Semana da Consciência Negra em Olímpia
Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na última segunda-feira, dia 20, a Estância Turística de Olímpia recebeu, de 13 a 20 de novembro, a Semana da Consciência Negra 2023 com diversas atividades educativas, sociais e artísticas gratuitas para toda população.

Aberta oficialmente no dia 13 de novembro, no Recinto do Folclore, com o show do cantor de samba e pagode Péricles, durante o VIVA+ Festival, em parceria com a Prefeitura, a Semana foi organizada pela Comissão Municipal da Consciência Negra, com apoio da vereadora Edna Marques.

Para marcar o respeito e as conquistas do povo negro, diversas atividades e discussões sobre políticas públicas e sociais aconteceram na OAB, nos dias 16 e 17 de novembro. A Ordem dos Advogados foi palco da mesa redonda com o tema: “O negro na sociedade olimpiense” e teve participação de advogados, professores, dirigentes estaduais, empresários e da população.

Na sexta-feira (17), a Palestra “Conexão Brasil x África” com a palestrante de Guiné Bissau, a estilista de moda afro Nina Koxta, lotou o auditório da OAB e agradou o público com abordagem desta importante conexão entre culturas, países, crenças, costumes e objetivos. No evento, os participantes também puderam apreciar a exposição dos livros da escritora olimpiense, Prof.ª Cristiane Alves.

No sábado (18), as atividades da Semana chegaram movimentando a ECO – Estação Cultural de Olímpia, que recebeu, no período da manhã, um ato inter-religioso, unindo representantes de várias religiões da cidade e um mega desfile no período noturno, com roupas de origem africana e animação do grupo Batucada. Mais de 15 modelos exibiram a coleção assinada por Nina Koxta com presença marcante de cores, estampas e muito estilo.

As atividades foram encerradas no feriado, dia 20, com diversas apresentações culturais na ECO, das 14h30 às 20h30. Grupos como Arte N’Alma, Grupo Som da Paz, Grupo de Capoeira, Grupo Resenha A+, Mario Love, Samba dos Pretos e apresentações de Rap animaram a estação.