17 ABR 2024
Comissão do FEFOL 60 anos realiza primeira reunião de trabalho
A pouco mais de 100 dias da tão aguardada edição de 60 anos do Festival Nacional do Folclore, a Estância Turística de Olímpia segue com os preparativos para a maior e mais tradicional festa da cidade, considerada uma das mais importantes do país.

Nos bastidores, os trabalhos seguem em todos os segmentos que envolvem o evento e, para alinhar as atribuições gerais e compartilhar ideias, a primeira reunião da Comissão Executiva do 60º FEFOL foi realizada nessa terça-feira, dia 16 de abril.

Regulamentada pelo prefeito Fernando Cunha, por meio do Decreto 9.083/24, a Comissão tem como Presidente a secretária de Turismo e Cultura, Raquel Crepaldi, e como Presidente de Honra a ilustre Professora Cidinha Manzoli. O grupo é dividido em diversas subcomissões, que ficam responsáveis por atividades que incluem desde a programação cultural em si, até a estrutura de montagem, hospedagem e alimentação dos grupos, limpeza, logística, imprensa e outras funções que permitem a realização da festa.

Assim, no primeiro encontro geral, a presidente apresentou os membros da Comissão e dialogou sobre o andamento dos trabalhos, conduzindo as subcomissões sobre os compromissos que cada uma deve executar, desde agora, para o sucesso do evento.

A Capital Nacional do Folclore realiza o 60º Festival do Folclore de Olímpia de 03 a 11 de agosto de 2024, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, marcando mais de meio século de história.

Neste ano, toda a festa trabalhará o tema central da edição, que completa seu Jubileu de Diamante, “Olímpia: o solo sagrado da cultura brasileira”. O tema visa homenagear a cidade sede do festival, relembrar a história e tradição da festa realizada há 60 anos consecutivos e ainda valorizar Olímpia como o ponto de encontro da cultura brasileira, tendo em vista a oportunidade única que o festival oferece de reunir as diversas culturas de norte a sul do país, em um só lugar.

SELEÇÃO DOS GRUPOS
Dando vida à festa, a Comissão Organizadora abriu, em janeiro, as inscrições para os grupos interessados em participar desta edição, recebendo mais de 90 candidatos de 20 estados brasileiros, motivo de grande entusiasmo e orgulho para o FEFOL e para a cidade de Olímpia.

Assim, tendo em vista as diretrizes de seleção, que visam reunir o maior número de regiões representadas, dentro do limite previsto; valorizando as diferentes manifestações culturais; dando oportunidade de participação a grupos inéditos; e ainda contemplando os grupos mais tradicionais do festival; uma minuciosa análise das inscrições foi realizada para atender a formatação e os objetivos do evento da melhor forma possível.

A escolha também se baseou no atendimento aos critérios estabelecidos no regulamento, tudo para respeitar as condições da programação e ainda possibilitar participação de destaque a todos os grupos que se apresentarão, no período disponível.

Vale ressaltar que as cinco regiões brasileiras terão representantes e os grupos previamente escolhidos já foram informados pela Comissão responsável, que segue com os trâmites necessários de documentação e logística. A divulgação dos grupos confirmados será divulgada gradativamente, no decorrer dos próximos meses.

CANAIS OFICIAIS: