A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em virtude das queimadas e ocorrências registradas desde o último final de semana, reuniu nesta quarta-feira, 28 de agosto, um grupo de representantes, formado pelos órgãos públicos de segurança que trabalharam no combate aos incêndios, para definir medidas e providências a fim de melhor preparar e otimizar o trabalho das equipes para garantir a segurança da população, bem como evitar ao máximo o surgimento de novas ocorrências.
Após a apresentação e discussão dos tópicos e relatos das situações registradas na cidade, foram definidas estratégias e medidas imediatas, como a implantação de uma Sala de Situação da Defesa Civil, na base da Guarda Civil Municipal, para onde serão direcionadas as emergências relacionadas às queimadas. Além disso, será implementado um sistema de radiocomunicação, que funcione independentemente da telefonia fixa e móvel, além de outras melhorias e treinamento, para aprimorar e garantir a eficiência no trabalho de combate aos incêndios.
O município já estuda também a execução de uma área de proteção urbana para residências e empreendimentos, com aceiros em áreas de risco, para evitar a propagação das chamas. Outra estratégia definida será um cadastro de voluntários, destinado a cadastrar inicialmente empresas e profissionais, que tenham maquinário, caminhão pipa, brigadistas ou quaisquer outros equipamentos apropriados, que possam ser acionados para somar esforços no atendimento a emergências de incêndios.
A reunião de trabalho, coordenada pelo prefeito Fernando Cunha, contou com a participação das secretarias municipais de Agricultura, de Zeladoria e Meio Ambiente, de Segurança, de Obras e Governo, dos setores de Comunicação e de Frotas, de representantes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Poder Legislativo. Em caso de necessidade, a Defesa Civil de Olímpia pode ser acionada pelo 199.