Exposição Mãos que Criam
4. Arte em Fios Naturais
AVALIAR

Em várias produções de artesanato tradicional, quando vamos descrever retornamos a terra, é da terra que brota a planta de algodão onde extrai os fios por meio da roca, ou outras formas diversas. Desse precioso fio foram criados mecanismos para processá-lo em tecido e muitas outras possibilidades.

O ato de tecer é muito antigo, estima que o tear tenha sido inventado a mais de 6.000 anos, pois o homem começou a utilizar o conhecimento com a cestaria, utilizando fibras flexíveis como algodão, linho e lã, para começar a desenvolver vestimentas. Teares produzem cobertores, tapetes, colchas no qual tecer é arte ancestral que geralmente é passada de geração em geração.

De fios coloridos, mãos hábeis, inteligência e criatividade; o crochê traz inúmeras possibilidades. Segundo os historiadores, os trabalhos de crochê têm origem na pré-história. A arte do Crochê, como nos dias de hoje, foi desenvolvida no século XVI. Um escritor dinamarquês, chamado Lis Paludan, tentou descobrir onde o Crochê se originou na Europa e fundamentou algumas teorias, sendo a mais provável a de que a técnica se originou na Arábia e chegou à Espanha pelas rotas comerciais do Mediterrâneo.

Roca
Material: madeira