06 JUN 2018
Saúde realiza vacinação contra a gripe em creches

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 15 de junho. Com intuito de aumentar a imunização das crianças e protegê-las contra o vírus, a secretaria de Saúde da Estância Turística de Olímpia está realizando uma busca ativa nas creches do município e orientando sobre a importância de estar em dia com as vacinas.

A ação realizada pelo setor de Vigilância Epidemioógica em parceria com a Atenção Básica consiste em uma visita nas creches e entidades filantrópicas no qual os profissionais, além de orientar sobre a importância de estar com a caderneta de vacinação em dia, já aplicam a dose contra a Influenza em crianças que não procuraram as Unidades Básicas de Saúde e nem participaram do Dia D (12 de maio).

Segundo dados divulgados pelo setor, o município registra 1.490 (52,28%) doses aplicadas em crianças de seis meses até cinco anos incompletos dentre um total de 2.850 que precisam ser imunizadas.

Ainda de acordo com a Vigilância, em média, são vacinadas 30 crianças em cada creche, representando um alto índice de absenteísmo do grupo na campanha.

Para o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, é preciso uma conscientização dos pais para que as crianças recebam as doses. “Ao realizar a busca ativa sabíamos que íamos encontrar muitas crianças para receber doses. Desde o começo da campanha estamos salientando a importância dos pais em levarem os filhos para vacinar. A ida dos profissionais às creches demonstra que a Saúde quer um atendimento mais humanizado e, sobretudo, visando o bem de cada munícipe”, destaca o secretário.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

No total, o município registra 10.475 doses aplicadas, ou seja, 82,90% de cobertura dos grupos prioritários. O número de moradores imunizados sobe para 13.067 quando acrescidos o grupo de comorbidades (2.592).

Os dados apontam que a cidade já cumpriu a meta em quatro grupos de risco com índices de adesão superiores a 90%. Ao todo, já foram imunizados 1.005 (106,91%) Trabalhadores da Saúde; 94 (118.99%) mulheres no pós-parto; 6.885 (92,19%) idosos; e 755 (92,07%) Professores da Rede Pública e Particular.

Além do grupo de crianças, que não atingiu a meta, as gestantes também não alcançaram o índice, contabilizando 50,10%, o que corresponde a 240 mulheres imunizadas. Esses dois públicos estão abaixo do esperado e devem procurar os postos de vacinação para receberem a dose.

A vacinação continua em todas as UBS do município, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16 horas.