26 NOV 2018
DAEMO
Daemo encerra ciclo de visitas à nascente do Córrego Olhos D´Água

A Daemo Ambiental realizou na quinta-feira, 22 de novembro, a última visita do ano à nascente do Córrego Olhos D’Água. O projeto, coordenado pela Divisão de Meio Ambiente, tem como objetivo conhecer as possibilidades e verificar os resultados que o ensino da Educação Ambiental pode promover aos alunos, bem como elaborar e propor metodologias e estratégias didático-pedagógicas tais como aulas de campo, que visem à aproximação dos alunos no panorama ambiental de sua região.

No início do projeto, os alunos recebem uma palestra sobre educação ambiental envolvendo os temas conservação e preservação dos recursos naturais. Após a palestra, os alunos têm um dia para aula prática com visita à nascente do Córrego Olhos D’água, localizada no município de Severínia. O trajeto percorrido inclui a nascente do rio até a Estação de Tratamento de Água (ETA), onde os alunos conhecem alguns de seus afluentes e a importância da preservação do rio que abastece a cidade.

Durante a execução do projeto, os alunos têm contato com os problemas ambientais da região, que contribuem para a degradação dos recursos hídricos superficiais. A visita também oferece subsídios aos professores para realização de trabalhos de forma transversal na escola, atingindo todas as disciplinas. A partir disso, desenvolvem trabalhos como redação, desenho, maquete, paródias, teatro, artesanato, plantio de mudas, entre outras atividades que expressam o aprendizado que obtiveram em relação à proteção da natureza e outras questões ambientais. Assim, os alunos têm a possibilidade de assimilar as atividades desenvolvidas em ambiente escolar com o que foi vivenciado em campo.

O encerramento do ano foi realizado com os alunos do 5º ano da EMEB Santo Seno. Para 2019, a divisão de Meio Ambienta da Daemo Ambiental retomará as atividades com os 5º anos da Rede Municipal.

MEIO AMBIENTE

O tema Meio Ambiente é trabalhado constantemente pela autarquia. Recentemente, a Daemo Ambiental participou da SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho das empresas Dismed e Condumax, promovendo a Educação Ambiental, dinâmicas ambientais e doação de mudas.

A Terceira Idade também recebeu a equipe da Daemo Ambiental para a palestra com o tema “Meio Ambiente”. O objetivo é divulgar a importância sobre a preservação do meio ambiente.

Os interessados em receber a equipe da Daemo Ambiental para palestras em empresas, clubes e escolas, podem entrar em contato com a Divisão de Meio Ambiente pelo telefone (17) 3279-2250.