11 FEV 2021
CULTURA
Marchinhas, sambas-enredo, exposição e vídeos farão parte CarnaLembrança 2021 com transmissão online

O CarnaLembrança 2021 da Estância Turística de Olímpia, que terá início nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, será marcado por marchinhas, sambas-enredo, exposição virtual e vídeos de carnavais antigos, que estão sendo preparados pela Associação Olímpia para Todos e pelo Arquivo Público Municipal. O evento, que será transmitido via internet devido à pandemia do Coronavírus, contará ainda com a apresentação de lives de artistas locais.

A primeira atração do CarnaLembrança, no dia 12, será o grupo olimpiense Pagod’elas, formado por seis mulheres. Já no sábado, dia 13, será a vez do também olimpiense Boca Nervosa, com sua banda composta por mais cinco músicos. E no encerramento, no dia 14 de fevereiro, será a vez da apresentação do Grupo Tríade.

Durante as apresentações, serão exibidos diversos filmes que traçam um breve retrato da história do Carnaval de Olímpia, com depoimentos de carnavalescos de várias gerações. “Os filmes contam histórias divertidas e sensíveis, formando um mosaico que ilustra como a festa do reinado de Momo se construiu em nossa cidade. As imagens dos depoimentos foram produzidas virtualmente, pelos próprios entrevistados, em respeito às normas de segurança dos órgãos de saúde”, disse Estêvão Amaro dos Reis, músico e pesquisador olimpiense, que foi quem produziu o conteúdo.

Além disso, o Arquivo Público Municipal está preparando um vídeo relembrando os carnavais de rua e de salão, com imagens antigas que levarão o público a momentos de reflexão e apreciação de lembranças e fatos da história dos carnavais.

Na sexta-feira, 12, também será lançada uma exposição virtual com fotos dos carnavais antigos do município. As imagens são do acervo do Arquivo Público Municipal, do MIVO - Memorial Interativo Virtual de Olímpia, Jornal Folha da Região, do olimpiense Roberto Ramirez e também de historiadores e amantes do carnaval que enviaram suas fotos para a publicação.  A exposição será exibida no portal oficial da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br.

As transmissões das lives serão realizadas diretamente da Casa da Cultura de Olímpia, a partir das 21h. Vale ressaltar que não haverá público no local e serão adotadas todas as medidas de segurança para prevenção ao Coronavírus.

O evento conta com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo e Cultura e do Arquivo Público Municipal. Todas as lives serão transmitidas pelo Facebook e Youtube da Prefeitura. Os vídeos também ficarão disponíveis nos canais oficiais.