30 NOV 2021
EDUCAÇÃO
Escolas municipais de Olímpia aplicam provas do SAEB 2021 para avaliar qualidade da Educação
Desde a última semana, os alunos do 5º do Ensino Fundamental da rede municipal da Estância Turística de Olímpia estão realizando as provas do SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica, do Ministério da Educação, com avaliações em língua portuguesa e matemática.

Realizado desde 1990 pelo Inep, trata-se de uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, trazendo dados estatísticos e pedagógicos que formam um indicativo da qualidade do ensino brasileiro, em diversos níveis governamentais.

Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

Os resultados de aprendizagem apurados, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Para aplicação da prova foi definido um cronograma, abrangendo as 10 escolas de ensino fundamental do município. Além disso, a equipe de coordenadores técnico-pedagógicos realizou, desde o início do ano, uma série de iniciativas em preparação à prova do Saeb 2021, como a capacitação de diretores, professores coordenadores e visitas in loco de orientação e monitoramento aos professores. Durante as formações, foram apresentadas questões fundamentais sobre a prova, discutindo o vasto referencial teórico, material, estratégias pedagógicas, instrumentos avaliativos e simulados.

Neste ano, a avaliação se faz ainda mais importante considerando os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na aprendizagem, servindo de parâmetro para identificar as habilidades e fragilidades do ensino.

O exame está sendo realizado, em todo o país, de 8 de novembro a 3 de dezembro. Em Olímpia, o cronograma foi iniciado em 22 de novembro com finalização prevista para esta quarta-feira, dia 1º.