14 ABR 2022
ZELADORIA
Prefeitura intensifica fiscalização para evitar animais de grande porte soltos em vias públicas da cidade
Com o objetivo de prevenir ocorrências com animais soltos em áreas e vias públicas, a Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, intensificará a fiscalização em todas as regiões da cidade.

O foco será animais de grande porte, como cavalos, éguas, burros, jumentos, mulas, bois, vacas e outros, que estejam soltos ou atados por corda e outros meios, em logradouros públicos, parques, praças, áreas particulares sem o devido fechamento, de acordo com a Lei Municipal n.º 4.460, de 05 de junho de 2019.

A fiscalização, além do cuidado aos animais, visa evitar que o animal solto fuja para outras áreas de movimentação de pedestres e veículos, ocasionando acidentes e afetando as áreas verdes de preservação ambiental.

Os animais encontrados nas vias públicas em situação de risco serão recolhidos e, caso o infrator seja identificado, o mesmo estará sujeito às penalidades previstas na lei de natureza cível, penal ou administrativa.

O reforço na fiscalização já começará neste fim de semana prolongado, tendo em vista ainda o aumento no fluxo de pessoas e veículos circulando na cidade. O trabalho ficará a cargo dos fiscais da secretaria de Zeladoria e Meio Ambiente, com o apoio da Polícia Militar e também da Guarda Civil Municipal no patrulhamento.

Em caso de constatar situações de possíveis irregularidades ou risco, o morador pode acionar o telefone de plantão 24 horas, (17) 98177-0192, para que a equipe verifique a ocorrência e o laçador faça o recolhimento do animal.

Além das penalidades, o infrator identificado fica sujeito ainda a arcar com o custeio de medicamentos, serviços veterinários e quaisquer outras despesas que houver do município com o animal apreendido.