20 JUL 2022
SAÚDE
4ª dose passa a ser liberada para nova faixa etária de forma escalonada em Olímpia
Reforçando a imunização contra a Covid-19 e seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, a secretaria de Saúde de Olímpia está ampliando a faixa etária apta a receber a 4ª dose, que é a segunda dose adicional.

Com isso, nesta quinta e sexta-feira, dias 21 e 22 de julho, a aplicação estará disponível para as pessoas com 38 e 39 anos, que já completaram quatro meses da primeira dose de reforço (3ª dose).

Já na segunda e terça-feira, dias 25 e 26 de julho, a vacinação será liberada também para moradores com 36 e 37 anos, que completaram o intervalo recomendado. O escalonamento foi necessário para evitar grande fluxo de pessoas nos postos de vacinação e devido ao estoque de vacinas do município, que deve receber nova remessa de imunizantes na próxima semana, para ampliar a aplicação para novos públicos.

A vacinação está disponível, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15 horas, em todas as Unidades de Saúde do município, incluindo o ARE (Postão), com exceção da UBS das Cohab I e II, que está em reforma. Nos distritos, os moradores devem procurar as unidades para verificar a data de aplicação.

Para receber a dose, é necessário que o cidadão apresente documento com foto e o cartão de vacinação da primeira dose de reforço, a fim de conferir o prazo de 4 meses entre as doses. A 4ª dose também segue disponível para profissionais de saúde, acima de 18 anos, desde que comprovem o exercício atual da profissão e tenham completado o intervalo recomendado.

Já para pessoas a partir dos 12 anos está autorizada a terceira dose para quem completou o prazo indicado, enquanto para as crianças de 05 a 11 anos, são autorizadas duas doses. As pessoas a partir dos 60 anos também podem se imunizar no CRI – Centro de Referência do Idoso. Para as crianças, de 05 a 11 anos, a vacinação ocorre nas UBS do Campo Belo, Santa Ifigênia e São José.

Ainda em relação às crianças, o Ministério da Saúde autorizou a imunização para as faixas etárias de 3 e 4 anos, com o imunizante Coronavac, no entanto, Olímpia aguarda a chegada das vacinas para poder comunicar a população sobre o início da aplicação, o que tem previsão de ocorrer somente na próxima semana.

Além das doses contra a Covid, também está liberada nas Unidades de Saúde a imunização contra a Gripe, para qualquer morador acima dos seis meses, enquanto houver doses disponíveis, e contra o Sarampo para as crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.