A Estância Turística de Olímpia marcou presença na 3ª Oficina de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo, realizada nesta terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de junho, no auditório do Barretos Park Hotel, em Barretos. O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, e reuniu gestores e profissionais de saúde de 66 municípios pertencentes aos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Barretos (DRS-V), Ribeirão Preto (DRS-XIII) e Franca (DRS-VIII).
Para representar Olímpia, estiveram presentes nesse encontro regional das macrorregiões o secretário municipal de Saúde, Dr. Márcio Iquegami, e a diretora de Média e Alta Complexidade, Amira Sarout Ferreira.
A iniciativa do Governo do Estado, com apoio do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/SP) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), tem como objetivo reduzir desigualdades regionais, tornar os gastos públicos mais eficientes e ampliar a oferta de serviços por meio da regionalização.
No primeiro dia, os participantes discutiram os principais desafios enfrentados pelas três regiões de saúde envolvidas. Cada uma teve a oportunidade de apresentar suas dificuldades para a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS), promovendo a troca de experiências e o aprofundamento no conhecimento da realidade local, como forma de subsidiar propostas para a redução das desigualdades.
O segundo dia foi voltado à atenção primária, com destaque para uma roda de estudos sobre o fluxograma de atendimento dos pacientes, enfatizando a importância do primeiro contato via atenção básica e a sequência adequada da linha de cuidados. Também foram debatidos o processo de credenciamento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o uso da telemedicina para ampliar o acesso à saúde.
Durante o evento, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, falou de pleitear a implantação de leitos de psiquiatria para Olímpia. Ele também destacou os avanços com a Tabela SUS Paulista, a ampliação da oferta de cirurgias e a redução das filas de espera, além da expansão de leitos de UTI, saúde mental e clínica geral em cidades da região, como Olímpia, Barretos, Guaíra, Monte Azul, Cajobi e Colina.
A presidente do COSEMS/SP, Adriana Martins, ressaltou que o ciclo de oficinas representa um processo contínuo de construção coletiva, voltado para um SUS mais eficiente, humano e alinhado às realidades locais. “É muito importante entender as dificuldades de cada região para garantir o acesso da população aos serviços. Estamos lidando com situações de inexistência ou insuficiência de serviços, e o trabalho regional é essencial”, afirmou.
Também participaram da mesa de autoridades o consultor da Opas e coordenador do processo de regionalização, Renilson Rehem, e a diretora do DRS-V, Ivana Clemente, que representou a RRAS-13.