A população da Estância Turística de Olímpia acaba de conquistar mais uma ação de cuidado com quem mais precisa. Uma iniciativa inédita está sendo lançada para proporcionar melhorias habitacionais em imóveis que passaram pelo processo de regularização fundiária.
Assim nasce o “Habita+Olímpia”, que foi apresentado aos moradores em uma reunião na última segunda-feira, dia 02, no CRAS I (Santa Ifigênia). Cerca de 90 pessoas estiveram presentes para conhecer o projeto, que é uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.
O primeiro local a ser contemplado pelo programa serão as ruas do Jardim Boa Esperança, uma área antiga da cidade, que pertencia à antiga FEPASA e que, agora que as casas estão com as escrituras regularizadas, poderão receber melhorias e investimentos. Ao todo, 150 lotes serão beneficiados inicialmente.
Durante a reunião, que contou com a presença do prefeito Geninho Zuliani, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Ana Zuliani, e da secretária Edna Marques, foram apresentados os critérios e as prioridades de atendimentos. Arquitetos convidados para um trabalho colaborativo também participaram, além do Frei Lucas Lisi, reitor do Santuário Nossa Senhora Aparecida, que concedeu uma bênção.
“Precisamos criar condições dignas para as famílias em vulnerabilidade em todos os aspectos do acolhimento social. Por isso, este projeto inédito nasce como mais uma frente deste trabalho. O Habita+Olímpia foi pensado para elevar a autoestima e a dignidade das famílias atendidas, promover inclusão e identidade social por meio da arte, da cultura e da valorização dos territórios. E vamos fazer tudo ouvindo a população, entendendo as necessidades e os anseios para melhorar a vida das pessoas”, destacou o prefeito.
A equipe da CDHU, acompanhada pela equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Olímpia, já deu início às vistorias no local e também começou a elaborar os relatórios sociais das casas.
O Habita+Olímpia cuidará de melhorias na parte estrutural, pintura, problemas de elétrica e hidráulica, principalmente, nas zonas molhadas da casa (cozinha e banheiro), para oferecer melhores condições de higiene, além de investimentos em ventilação e iluminação do imóvel.