19 SET 2022
EDUCAÇÃO
Circuito interativo nas escolas municipais e ações educativas nas ruas integram Semana Nacional do Trânsito em Olímpia
A Estância Turística de Olímpia realiza, ao longo dos próximos dias, a campanha de educação mais importante do país para redução de acidentes de trânsito. A Semana Nacional do Trânsito, criada pelo DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, traz para este ano o tema: “Juntos Salvamos Vida”. Um apelo aos motoristas, motociclistas, pedestres e usuários das vias para reduzir as mortes e os acidentes.

Em Olímpia, a secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana realizará diversas atividades educativas e de conscientização. Nas escolas, o trabalho, agora, conta com uma nova ferramenta, o Circuito Interativo de Educação no Trânsito. Trata-se de um kit, adquirido pelo município, que possui mini sinalização e obstáculos, levando aos alunos orientações sobre semáforo, sinalização, cortesia, respeito e todos os cuidados necessários para evitar acidentes ao transitar.

Para o ensinamento lúdico com experiência mais realista, foram confeccionados ainda automóveis de EVA para os alunos vestirem e poderem vivenciar o trânsito durante o circuito. Ao final da atividade, os alunos recebem também uma CNH infantil, firmando o compromisso de ser um cidadão e um futuro motorista consciente dos seus direitos e deveres no trânsito.

A ação educativa é voltada para os alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e percorrerá todas as escolas municipais, conforme cronograma definido pelas secretarias envolvidas, com o apoio dos agentes da Guarda Civil Municipal para orientação das crianças.

Além disso, durante a semana, os condutores e pedestres também serão abordados nas principais ruas e avenidas da cidade pelos agentes da secretaria e pela Guarda Civil Municipal para entrega de panfleto alusivo à campanha, que também estão sendo distribuídos aos demais alunos da rede municipal. Olímpia escolheu quatro pilares de trabalho para esta ação, buscando a redução de velocidade, o respeito à sinalização, a proibição do uso do celular ao dirigir e o respeito ao sentido da via. Outdoors e faixas também foram instalados em diversos pontos estratégicos da cidade com as mensagens de orientação.

Para o secretário da pasta, Fabrício Raimondo, esses são os principais problemas encontrados na cidade e que ainda causam acidentes. “É comum em Olímpia encontrarmos condutores que dirigem fazendo uso do celular, em velocidade superior à permitida para a via e ainda desobedecendo os semáforos e o sentido de fluxo das vias. Tudo isso causa acidentes. No trânsito a responsabilidade é de todos. A via precisa oferecer segurança, mas o trânsito seguro, é papel essencial do usuário”, concluiu o secretário.

Com as ações, Olímpia espera reduzir ainda mais os índices de acidentes de trânsito, preservando vidas e garantindo a segurança de toda população e seus visitantes.