26 SET 2022
Semana do Trânsito promove conscientização para crianças e adultos nas escolas e ruas de Olímpia
Reforçando as ações de segurança no trânsito, a Estância Turística de Olímpia contou com diversas atividades, na última semana, visando conscientizar motoristas, motociclistas, pedestres e usuários das vias sobre a importância de respeitar a sinalização e evitar acidentes.

A programação educativa trabalhou o tema sugerido pelo DENATRAN para a Semana Nacional do Trânsito deste ano, “Juntos Salvamos Vidas”. Para isso, a Prefeitura, por meio da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, levou para as escolas o Circuito Interativo de Educação no Trânsito. Um kit, adquirido pelo município, com mini sinalização e obstáculos, levando aos alunos orientações sobre semáforo, sinalização, cortesia, respeito e todos os cuidados necessários para evitar acidentes ao transitar.

Para o ensinamento lúdico com experiência mais realista, os alunos utilizaram ainda automóveis feitos de EVA e receberam, ao final do circuito, uma CNH infantil. A atividade foi destinada aos alunos de 1º e 2º anos das escolas municipais de Ensino Fundamental, promovendo também inclusão das crianças com deficiência e transtornos, a fim de formar todos os futuros cidadãos e motoristas.

O circuito kids, que percorreu as escolas, também foi montado na Praça Rui Barbosa, no centro, no último sábado (24), com ampla participação das crianças, e a presença do mascote Summer em uma ação especial da secretaria.

Todo o desenvolvimento das atividades contou com os agentes da Guarda Civil Municipal, que realizaram as orientações nas escolas e ainda distribuíram panfletos educativos nas principais vias do centro e na Avenida Aurora Forti Neves, tanto durante o dia como à noite.

Para a conscientização da campanha, Olímpia escolheu quatro pilares de trabalho para esta ação, buscando a redução de velocidade, o respeito à sinalização, a proibição do uso do celular ao dirigir e o respeito ao sentido da via. Outdoors e faixas também foram instalados em diversos pontos estratégicos da cidade com as mensagens de orientação. Com as ações, a cidade espera chamar a atenção de motoristas e pedestres e reduzir ainda mais os índices de acidentes de trânsito, preservando vidas e garantindo a segurança de toda população e seus visitantes.