26 SET 2022
ESPORTES
Festival de Judô e Campeonato de Karatê são destaques no esporte em Olímpia no fim de semana
A Estância Turística de Olímpia ganhou mais uma vez destaque no mundo das artes marciais, neste fim de semana. No sábado (24), a cidade realizou, no Ginásio de Esportes, o Festival de Judô e recebeu a etapa inter-regional do Campeonato Paulista, organizado pela Federação Paulista de Judô. Com o objetivo de fomentar o esporte e formar novos campeões, o evento reuniu cerca de 350 atletas de mais de 30 associações da região.

As disputas nos tatames foram abertas com o Festival para crianças até 12 anos com a presença de mais de 100 judocas. Participaram alunos da Escola Municipal de Judô “Sankiti Takahashi” de Olímpia, treinadas pelo Sensei Márcio André Pimenta, da Academia Lê Ferrante, treinadas pelo sensei Leandro Ferrante e atletas do Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto e da Associação Kobu-Kan de Mirassol. Todos os judocas receberam medalha de participação como incentivo à prática do esporte.

Ainda no Ginásio, teve início, na sequência, a cerimônia de abertura do Campeonato Paulista de Judô. A mesa de honra foi composta pelo prefeito Fernando Cunha, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Roberto Pimenta (Zé Kokão), o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Fernandinho Silva, delegados das cinco sub-regiões que representam o esporte no estado, professores Kodanshas (com graduação elevada no judô) e demais autoridades.

Entre os atletas, Olímpia se destacou na categoria sub-15 peso-médio e sub-18 peso-pesado, com as judocas, Gabrieli de Souza Cardoso e Maria Eduarda dos Anjos, que conquistaram medalha de prata, ficando com o segundo lugar nas categorias, se classificando para a fase final do Paulista que acontecerá no próximo dia 15 de outubro, em Araras.

Também brilharam nos tatames, no sábado e domingo (24 e 25), os atletas olimpienses da modalidade do Karatê. Os alunos de Olímpia da academia Ginshin, treinadas pelo sensei Angel Jomar da Silva (4º Dan) estiveram em Ribeirão Preto participando da fase classificatória do Campeonato Paulista FPK para 2023. Na disputa, estiveram 863 atletas de 53 municípios.

Os olimpienses fizeram bonito mais uma vez e garantiram para a cidade 13 medalhas, sendo 08 de ouro, 04 de prata e 01 de bronze. Foram medalhistas na disputa, Enzo Papani da Silva (ouro shiai kumite sub 21), Heloísa Constâncio (prata shiai kumite Júnior), Laura Mota (ouro shiai kumite cadete), Maria Valentina Cabrelli Spósito (prata shiai kumite cadete +54kg), Maria Isabelly Crepaldi (bronze shiai kumite cadete +54kg), Eduarda Lazarin (ouro shiai kumite sub 21 e ouro shiai kumite sênior), Yuri Papani da Silva (sexto lugar shiai kumite júnior), Carolina Ferezin  (ouro shiai kumite sênior até 50kg), Laís Affonso (ouro shiai kumite master B), Júlia Nascimento Motta (ouro shiai kumite sênior até 68 kg), Vanessa Minari (ouro shiai kumite sênior até 61kg), Angel Jomar da Silva (prata kata master), Lucas Minari (prata shiai kumite Júnior) e Felipe Ortega (sexto lugar shiai kumite sênior +84kg). Todos os olimpienses estão classificados para o Campeonato Paulista no próximo ano.

Os karatecas olimpienses disputam ainda com a equipe feminina de kata os Jogos Abertos do Interior, de 08 a 10 de outubro, na cidade de São Sebastião e, em novembro, a fase final do Campeonato Brasileiro de Karatê, no Ibirapuera, em São Paulo, com grandes chances de medalhas para o município.