12 JAN 2023
ESPORTES
Abertura dos Jogos de Verão 2023 reúne centenas de atletas e começa com disputas de vôlei e futebol de areia
O Ginásio de Esportes “Olyntho Zambom” recebeu, na noite dessa quarta-feira (11), a abertura oficial da 13ª edição dos Jogos de Verão da Estância Turística de Olímpia. Considerado o maior evento dos esportes de areia da região, este ano, 700 atletas estarão na competição em busca do lugar mais alto dos pódios.

O torneio, que é organizado pela Prefeitura, por meio da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, será realizado de 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2023, com disputas nas modalidades de futebol de areia masculino (26 times), vôlei de praia masculino (06 duplas) e feminino (10 duplas), futevôlei masculino (23 duplas) e misto (11 duplas), beach tennis masculino (14 duplas), feminino (14 duplas), beach tennis misto (16 duplas) e biribol masculino (8 equipes).

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Fernando Cunha, do presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Barrera, e do secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Fernandinho Silva. No ato, o prefeito parabenizou os atletas, desejou um bom torneio e declarou aberto os Jogos de Verão 2023.

A solenidade teve a bandeira oficial dos Jogos conduzida pelos atletas Caio Bergamasco (Mountain Bike), Ricardo Quemello Marson (Triathlon), Allan Henrique Araújo Frias (Atletismo Paralímpico), Maria Eduarda Lopes dos Anjos (Judô), Iara Lira e Amanda Caroline Santos Silva (representando o projeto social do Educandário Frei Roque Bicione).

O juramento do atleta foi realizado pela jogadora do vôlei, Débora de Souza, e a tocha que ascendeu a Pira Olímpica, foi conduzida pelo atleta Márcio Gerolim, destaque do futevôlei, como o atleta que participou de todas as edições dos Jogos de Verão e acumulou mais troféus na história da competição, subindo ao pódio nas 12 edições, sendo 9 vezes campeão e 3 vezes vice. O mascote da Pref, Summer, e o Grupo de Dança “No Ritmo”, da Cia Daia Quetlen, também animaram o público presente.

Na sequência, tiveram início as primeiras disputas da competição, com três jogos de vôlei e dois de futebol de areia. No vôlei feminino, os resultados foram Ana e Débora 2x0 Pri M. e Gabi, Pri e Pri 0x2 Jeane e Patrícia, Márcia e Eloá 2x0 Mariana e Bruna. Na quadra ao lado, o time Condumax venceu por 7x1 a equipe Lyon, e em seguida, A.C. Orion B também goleou por 7x1 a equipe Inter de Milão.

O campeonato continua nesta quinta-feira (12), a partir das 19 horas, no vôlei feminino com Janaína e Suviene x Manu e Letícia e, no vôlei masculino com os jogos Diego V. e Fábio x Enzo e Dieslen, Farinha e João Magão x Dudu e João Pagotto, Juninho e Flávio x Lucas e César. No futebol de areia, as partidas serão dos times Olimpakos x Barbearia Imperial, Limitados x C4 e São José x Calvície.

Por conta das obras do Ginásio, os jogos da modalidade Beach Tennis serão realizados no Clube de Campo Álvaro Brito, nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro (sexta a domingo) para garantir a disputa dentro do cronograma previsto. Já o Biribol, será realizado no dia 12 de fevereiro (domingo), a partir das 9h, nas piscinas do Centro Aquático de Biribol “Jaime Trinca Júnior”, no Ginásio de Esportes. A entrada para prestigiar todas as disputas é gratuita e aberta para toda população e visitantes.