Mais um investimento para melhoria da qualidade de vida na Estância Turística de Olímpia será concretizado. Ainda neste mês, terão início as obras de construção do condomínio comunitário voltado a pessoas com 60 anos ou mais, com 28 moradias.
O equipamento é resultado do convênio do município com o Governo do Estado, que foi contemplado pelo Programa Vida Longa. A cidade tinha sido aprovada no programa com a autorização publicada no Diário Oficial do Estado em novembro de 2021, e, desde então, o município fazia gestão para garantir a implantação. A previsão é de que as obras iniciem até o fim de janeiro, com prazo total de 18 meses, sendo 12 para a construção e 6 meses para obrigações legais.
O projeto é destinado a moradores idosos que sejam independentes para a realização das atividades da vida diária e preencham requisitos como situação de vulnerabilidade e risco social, inscrição no CadÚnico, renda mensal de até dois salários mínimos, entre outros critérios. O programa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.
Na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito Fernando Cunha recebeu a ordem de serviço dos representantes da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, que também apresentaram o projeto. Na reunião, estiveram presentes, pela CDHU, o líder de obras, engenheiro Ricardo Pelicano Diniz, e a arquiteta Sandra Regina Ulian, os secretários municipais envolvidos, Leandro Gallina (Obras) e Cristina Reale (Assistência Social), os engenheiros da empresa responsável contratada pelo Estado, além de gestores e fiscais da CDHU que acompanham todo o processo.
O condomínio contempla a construção de 28 unidades habitacionais gratuitas com quarto, sala, cozinha e banheiro, equipadas com diversos itens de segurança e acessibilidade, além de áreas comuns adequadas e paisagismo diferenciado para proporcionar um ambiente agradável para o convívio social, tendo em vista que o projeto visa oferecer serviço socioassistencial de acolhimento e promover maior socialização dos moradores em comunidade.
Para a implantação, estão sendo destinados R$ 4,8 milhões em recursos estaduais mais a contrapartida do município, que cedeu uma área na região leste, próxima ao bairro Morada Verde, onde também serão construídos um Centro de Múltiplo Uso, Academia da Saúde e a Areninha esportiva, que já está sendo finalizada.
Todas as informações sobre o funcionamento do programa e os critérios para seleção dos moradores serão acompanhadas pela secretaria de Assistência Social e comunicadas à população em momento oportuno.
“Este é um importante programa para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos idosos, principalmente, os mais vulneráveis que precisam de uma atenção ainda mais especial. É uma ação que tem fundamental papel social e, por isso, tivemos o interesse em aderir. Além deste projeto específico para pessoas acima de 60 anos, estamos empenhados em buscar novos programas habitacionais, seja junto ao Estado e ao Governo Federal como também pelo próprio município, a fim de atender os moradores de menor renda, que mais precisam”, declarou o prefeito Fernando Cunha.