12 JAN 2023
Construção de condomínio comunitário para idosos começa neste mês em Olímpia
Mais um investimento para melhoria da qualidade de vida na Estância Turística de Olímpia será concretizado. Ainda neste mês, terão início as obras de construção do condomínio comunitário voltado a pessoas com 60 anos ou mais, com 28 moradias.

O equipamento é resultado do convênio do município com o Governo do Estado, que foi contemplado pelo Programa Vida Longa. A cidade tinha sido aprovada no programa com a autorização publicada no Diário Oficial do Estado em novembro de 2021, e, desde então, o município fazia gestão para garantir a implantação. A previsão é de que as obras iniciem até o fim de janeiro, com prazo total de 18 meses, sendo 12 para a construção e 6 meses para obrigações legais.

O projeto é destinado a moradores idosos que sejam independentes para a realização das atividades da vida diária e preencham requisitos como situação de vulnerabilidade e risco social, inscrição no CadÚnico, renda mensal de até dois salários mínimos, entre outros critérios. O programa é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

Na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito Fernando Cunha recebeu a ordem de serviço dos representantes da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, que também apresentaram o projeto. Na reunião, estiveram presentes, pela CDHU, o líder de obras, engenheiro Ricardo Pelicano Diniz, e a arquiteta Sandra Regina Ulian, os secretários municipais envolvidos, Leandro Gallina (Obras) e Cristina Reale (Assistência Social), os engenheiros da empresa responsável contratada pelo Estado, além de gestores e fiscais da CDHU que acompanham todo o processo.

O condomínio contempla a construção de 28 unidades habitacionais gratuitas com quarto, sala, cozinha e banheiro, equipadas com diversos itens de segurança e acessibilidade, além de áreas comuns adequadas e paisagismo diferenciado para proporcionar um ambiente agradável para o convívio social, tendo em vista que o projeto visa oferecer serviço socioassistencial de acolhimento e promover maior socialização dos moradores em comunidade.

Para a implantação, estão sendo destinados R$ 4,8 milhões em recursos estaduais mais a contrapartida do município, que cedeu uma área na região leste, próxima ao bairro Morada Verde, onde também serão construídos um Centro de Múltiplo Uso, Academia da Saúde e a Areninha esportiva, que já está sendo finalizada.

Todas as informações sobre o funcionamento do programa e os critérios para seleção dos moradores serão acompanhadas pela secretaria de Assistência Social e comunicadas à população em momento oportuno.

“Este é um importante programa para a promoção do bem-estar e qualidade de vida dos idosos, principalmente, os mais vulneráveis que precisam de uma atenção ainda mais especial. É uma ação que tem fundamental papel social e, por isso, tivemos o interesse em aderir. Além deste projeto específico para pessoas acima de 60 anos, estamos empenhados em buscar novos programas habitacionais, seja junto ao Estado e ao Governo Federal como também pelo próprio município, a fim de atender os moradores de menor renda, que mais precisam”, declarou o prefeito Fernando Cunha.