Conforme comunicado divulgado no último sábado, dia 13, as fortes chuvas registradas em Olímpia trouxeram à tona um problema de recalque na obra de drenagem da Avenida Andrade e Silva.
Liberada recentemente para o trânsito de veículos, a via sofreu erosão no asfalto que provocaram a interdição temporária de passagem de veículos e impactaram no trânsito de todo o entorno.
Segundo a Secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura, que agiu rapidamente para sinalizar e interromper o trânsito no local por segurança, foi identificado um problema estrutural por serviço mal executado pela empresa responsável. O trânsito havia sido liberado no mês passado porque a pavimentação no trecho estava concluída, minimizando os transtornos aos motoristas, mas a obra antienchente e construção de galerias ainda estavam em execução, não tendo sido feita, portanto, a vistoria final.
Diante do ocorrido, a Prefeitura interditou totalmente o trecho da Av. Andrade e Silva, no sentido Av. Aurora para a Av. Menina Moça, e permitiu o trânsito parcial em uma faixa no sentido contrário.
A empresa responsável foi notificada no mesmo dia e um laudo de vistoria está sendo realizado para analisar vícios construtivos e apurar as responsabilidades da empresa que executou a obra. Vale ressaltar que o serviço ainda não foi pago pela Prefeitura porque as obras não foram totalmente concluídas.
MUDANÇAS NO TRANSPORTE COLETIVO
Além das alterações no trânsito para motoristas no trecho, o transporte coletivo também sofreu mudanças. Devido à interdição, alguns pontos de ônibus da linha COHAB II estão temporariamente fora de funcionamento porque não é possível passar pela rota habitual.
Segundo a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, a medida afeta os pontos da Avenida Mário Vieira Marcondes, no cruzamento com a Rua Castro Alves, e da Avenida Menina Moça, nas proximidades da Maçonaria e do Recinto do Folclore. Desta forma, a secretaria orienta que como alternativa, os usuários do transporte coletivo que utilizam o ponto citado da Av. Mário Vieira Marcondes, passem a usar o ponto localizado na Av. Waldemar L. Ferraz, nº 41 (Bar do Ponto). Já os dois pontos da Av. Menina Moça têm como alternativa o ponto provisório localizado na Rua Francisco de Oliveira entre as Ruas Caetano Rizzati e Av. Zeferino José da Cunha. As mudanças estão indicadas no mapa abaixo, sendo os pontos em laranja os inativos e os verdes os alternativos.
A secretaria reforça ainda que a interdição afetará também o tráfego de caminhões, devendo os motoristas estarem atentos à sinalização. Já para moradores e comerciantes da região das obras, um acesso exclusivo especial será aberto para permitir a passagem.
A Prefeitura reforça que está adotando todas as medidas cabíveis para que os serviços de reparo sejam executados o mais breve possível para minimizar os transtornos, concluir a construção do sistema de drenagem e garantir a segurança de moradores e motoristas.