Ir para o conteúdo

Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura da Estância Turística de Olímpia-SP
Acompanhe-nos:
Rede Social Instagram
Rede Social Youtube
Rede Social Facebook
Notícias
DEZ
17
17 DEZ 2025
GESTÃO E CIDADE INTELIGENTE
Prefeitura capacita servidores estratégicos para implantação de escritório processos e projetos para eficiência da gestão pública
receba notícias
Fortalecendo o planejamento estratégico da administração pública em Olímpia, a Prefeitura deu início a mais um grupo de trabalho focado na eficiência da gestão pública a favor da melhoria do atendimento à população.

Esse é o objetivo da implantação dos escritórios de Processos e Projetos, uma iniciativa inédita, coordenada pela Secretaria de Gestão e Cidade Inteligente, por meio da Divisão de Tecnologia da Informação, com apoio da Casa Civil, em parceria com a UEL – Universidade Estadual de Londrina – PR.

Nessa segunda-feira, dia 15 de dezembro, servidores estratégicos de todas as secretarias e os secretários municipais participaram do treinamento “Processos e Projetos como pilares da Governança Pública Eficaz” para apresentação da proposta para o novo modelo de trabalho que otimizar a rotina interna e geram valor para a sociedade.

Na ocasião, foram apresentados aos participantes os passos iniciais da metodologia como organizar e integrar dados já existentes, capacitar servidores para uso de dados, criar indicadores por secretaria, utilizar dashboards simples e comunicar os resultados à população.

O intuito é identificar os processos realizados rotineiramente nos departamentos, sejam de bens ou de serviços, para, a partir do mapeamento, desenhar os fluxos de trabalho. A medida permitirá a padronização dos processos, a modernização da gestão e o resultado principal da garantia da continuidade dos serviços públicos, uma vez que os departamentos terão seus processos previamente definidos.

Assim, a iniciativa possibilitará melhores decisões e economia de recursos, serviços públicos mais eficientes, gestão transparente e confiável, num caminho para uma cidade inteligente que transforma desafios em oportunidades.

Todo o trabalho visa ainda garantir o cumprimento das normas legais vigentes, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou Lei nº 13.709/2018), e promover a eficiência na gestão dos dados pessoais e processos administrativos conforme preconiza Lei da Eficiência Pública, ou Lei nº 14.129, de 29 de março de 2021, que estabelece princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública, visando a desburocratização na administração pública, promover a inovação e a transformação digital, e incentivar a participação do cidadão.

Esta estrutura seria formada por um escritório de projetos e um escritório de processos, entrelaçados por uma governança de dados que, além de manter uma arquitetura coorporativa padrão e extensível, também dará suporte à adequação contínua da LGPD na Prefeitura.

“A implementação de processos é essencial para a oferta permanente dos serviços à população, que é o nosso público final. Isso é a cultura do compartilhamento, que permite que quando um servidor se ausenta, o trabalho não pare, e também o mapeamento dos processos, no qual levantamos dados para entender os resultados positivos e os pontos de melhoria para a tomada de decisões mais assertivas. Costumo dizer que ‘o ótimo é inimigo do bom’, por isso, vamos começar agora com o que temos e, no dia a dia e com o feedback da população, vamos melhorando os processos para construir uma cidade mais eficiente e inteligente”, analisa o prefeito Geninho Zuliani.

O treinamento inicial foi conduzido pelo Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros e pela Profa. Dra. Vanessa Tavares de Oliveira Barros, ambos da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e contou com a participação de cerca de 50 servidores em cargos de liderança das secretarias municipais. Segundo o Prof. Dr. Rodolfo Miranda de Barros, a institucionalização da gestão por processos e projetos, aliada à capacitação contínua dos servidores, coloca Olímpia na vanguarda da administração pública brasileira, ao estabelecer bases sólidas de governança, padronização e tomada de decisão orientada por dados, garantindo a continuidade dos serviços públicos e a efetiva geração de valor público para os munícipes.
Seta
Versão do Sistema: 3.4.4 - 23/07/2025
Copyright Instar - 2006-2025. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia