As obras de duplicação da vicinal João Custódio Sobrinho, na região do antigo Matadouro de Olímpia, chegaram à fase final e, com a conclusão da pavimentação e sinalização viária, o trânsito foi totalmente liberado nessa segunda-feira, 8 de dezembro, conforme previsto pela Secretaria de Obras, Engenharia e Infraestrutura.
Retomadas em julho deste ano, após impasses contratuais que atrasaram os trabalhos e vinham gerando transtornos aos motoristas e moradores há mais de 18 meses.
O projeto contemplou a abertura de novas ruas de interligação com o bairro Cote Gil, além de três rotatórias para acesso ao Alto Cote Gil. Já às margens do Córrego Matadouro, foi feito o alargamento da ponte, duplicação da via e construção de mais uma rotatória.
As obras melhoram a mobilidade urbana e a segurança viária, no acesso a Olímpia, em uma das regiões que mais cresce na cidade.
Além das novas vias e dispositivos, o local recebeu novo calçamento, pista de caminhada, iluminação, guias e galerias, paisagismo e sinalização de solo adequada, para proporcionar mais qualidade e comodidade aos moradores.
Segundo a secretaria de Obras, a empresa responsável está finalizando a execução do gabião para contenção de taludes, que é uma solução de engenharia que usa gaiolas de arame preenchidas com pedras para estabilizar encostas, prevenir erosão e deslizamentos, garantindo uma estrutura reforçada. No entanto, os serviços seguirão sem necessidade de interromper o trânsito no local.
Além disso, já está previsto para o próximo ano a contratação de serviços de recapeamento para recuperar o asfalto de vias da região que necessitam de manutenção. As melhorias devem contemplar não só o Alto Cote Gil e Cote Gil como também outros bairros da cidade.