A Prefeitura de Olímpia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, reforça que as solicitações para o Cordão de Girassol, símbolo internacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas e transtornos neurodivergentes, terminam nesta sexta, dia 12.
A solicitação de 2025 está disponível gratuitamente pelo Aplicativo Conecta+ Olímpia, garantindo agilidade e praticidade para a emissão do documento.
O Cordão de Girassol é reconhecido pela Lei Federal nº 14.624/2023, sendo uma ferramenta importante para a inclusão e a atenção necessária em serviços públicos e privados. Seu uso é destinado a pessoas com condições não aparentes, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, deficiência intelectual, epilepsia, surdez unilateral, entre outras.
Com as solicitações digitais via o Conecta+, agora, os interessados não precisam mais se deslocar até uma unidade de atendimento para a abertura do cadastro. No entanto, quem precisar, pode procurar os CRAS para mais informações e orientações.
No aplicativo, basta clicar no ícone identificado com a flor de girassol e preencher o formulário, anexando os seguintes documentos obrigatórios:
- RG e CPF da pessoa com deficiência oculta ou transtorno do neurodesenvolvimento
- Laudo médico que comprove a condição
- Foto de rosto do solicitante
- Comprovante de endereço atualizado
- RG do responsável legal
Após o envio dos documentos e informações, a equipe da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fará o processamento dos cadastros e entrará em contato com cada solicitante para agendamento da retirada da identificação. As entregas serão realizadas na sede da pasta, localizada na Praça Altino Arantes, nº 81 – Beneficência.
A medida busca ampliar o número de emissões ainda neste ano, considerando o encerramento administrativo de 2025. Embora novas emissões estejam previstas para o próximo ano, ainda não há data definida, reforçando a importância do cadastro imediato para quem tem direito ao uso do cordão.
Em Olímpia, a Prefeitura incentiva que os solicitantes se cadastrem e recebam os crachás de direito o quanto antes. O Cordão de Girassol, reconhecido no mundo todo, ajuda a reduzir as barreiras do capacitismo, evita constrangimentos, agiliza atendimentos e promove o direito à dignidade.