Investimento de R$ 6,2 milhões vai beneficiar mais de 360 olimpienses
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) abriu o processo de chamamento para a Licitação nº 004/2026, que visa a contratação de uma empresa para executar reformas e melhorias no bairro Boa Esperança em Olímpia.
A ação contempla uma parceria firmada entre a Prefeitura e o governo estadual, com o objetivo conjunto de promover mais dignidade, segurança e qualidade de vida para famílias em vulnerabilidade social.
A licitação integra o programa municipal Habita+Olímpia em parceria com o programa estadual Viver Melhor. A missão é beneficiar, diretamente, 366 moradores do bairro, cujas casas passaram por processo de regularização fundiária.
O edital prevê um investimento total de R$ 6,2 milhões em recursos estaduais para as reformas estruturais, pintura e paisagismo de 124 casas do Boa Esperança – moradias localizadas nas ruas Libório Galetti, Maria Euflauzina dos Santos Victorasso, Miguel Said Aidar, Joel Pinto Gallindo, Paulo Roberto Campos Júnior e Amélia Rodrigues Puttini.
Além disto, o projeto prevê a construção de uma nova Praça Municipal, em frente ao supermercado RR, ponto de referência na região.
De acordo com o edital da licitação, a empresa contratada terá 12 meses, contados a partir da assinatura, para a execução e entrega destas obras.
Empresas interessadas podem acessar o edital de chamamento no site oficial do CDHU, via o link: https://www.cdhu.sp.gov.br/cdhu/Transpar%C3%Aancia/Licitacoes%20e%20Contratos/consultar%20chamamento.
Para o prefeito Geninho Zuliani, a abertura da licitação marca uma etapa decisiva do projeto. “Essa ação vai muito além da melhoria física das casas. Ela representa cuidado com as pessoas, respeito às histórias e compromisso com a dignidade das famílias do Boa Esperança”, destaca.
O compromisso firmado pela Prefeitura de Olímpia vem sendo conduzido pela CDHU em conjunto às Secretarias Municipais de Obras, Engenharia e Infraestrutura e de Assistência e Desenvolvimento Social.
Tudo começou com o acompanhamento das famílias do bairro pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que executou um papel fundamental na seleção das casas com visitas domiciliares preliminares, escuta social e orientação contínua dos moradores.
Vale pontuar que, no início, o projeto-piloto de reestruturação do bairro popular também foi auxiliado pelo grupo Mãos à Obra, formado por arquitetos voluntários de Olímpia.
Após visitas técnicas no local e escuta humanizada das famílias, as 124 casas foram selecionadas para participarem gratuitamente do programa. Posteriormente, a pasta de Assistência Social também prestará apoio àqueles que precisarem de realocação temporária durante as reformas, garantindo que todo o processo de obras ocorra de forma tranquila.
Por meio da Secretaria de Obras, Engenharia e Planejamento o município dará suporte técnico e operacional às reformas, atuando diretamente em serviços de recapeamento asfáltico, pavimentação, limpeza urbana e conservação viária, assegurando melhores condições de infraestrutura e mobilidade no bairro.
Habita+Olímpia
O amplo projeto de melhorias habitacionais do Boa Esperança integra o programa municipal Habita+Olímpia, previsto pela Lei nº 5.235/2025, que orienta a construção de moradias populares dignas, seguras e regularizadas.
O programa visa instituir uma política habitacional permanente e atua de forma integrada com os programas estaduais e federais de habitação. Outra ação importante do programa é a construção do Residencial Luiz Carlos Foresti, de moradias populares, que contempla 150 famílias olimpienses pelo Minha Casa, Minha Vida.
Com a atuação conjunta das secretarias municipais, a Prefeitura de Olímpia reforça seu compromisso com políticas públicas voltadas à melhoria da moradia e do espaço urbano, promovendo uma vida mais digna para todos e uma cidade cada vez mais acolhedora.








